DESABAFO
Reprodução/TV Globo
Giovanna Ewbank em entrevista ao Fantástico; atriz deu detalhes sobre transtorno do filho
Giovanna Ewbank segurou as lágrimas ao expor detalhes do transtorno de seu filho em entrevista ao Fantástico deste domingo (5). Bless, fruto de adoção da atriz com o marido, Bruno Gagliasso, foi diagnosticado com Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) aos oito anos.
Em bate-papo com a repórter Renata Capucci, Giovanna explicou quais foram os sinais que a levaram a procurar saber se Bless tinha uma condição especial. Segundo a loira, ela começou a notar que havia algo de diferente no garoto assim que ele chegou em sua casa, em 2019.
À repórter, Giovanna disse que a síndrome de Bless começou a ficar mais evidente durante a pandemia de Covid-19, quando a família precisou ficar em isolamento social. Desde o início, no entanto, ela percebeu que não se tratava de algo natural.
"Eu sempre percebi que o Bless era uma criança mais sensível, tanto no toque quanto no paladar. Mas durante a pandemia, com a gente acordando, tomando café, almoçando, jantando e brincando o dia inteiro juntos, nós começamos a perceber que aquela sensibilidade era um pouco aflorada demais", detalhou Giovanna.
"Pé na grama e na areia era algo que nós tínhamos que negociar com ele. O Bless nunca gostou muito de barulho ou de brincadeiras com muitas crianças, com empurra-empurra e gritaria", continuou.
Apesar de estar a trabalho na Espanha, Bruno Gagliasso também conversou com a reportagem do Fantástico para falar sobre a síndrome do filho. De acordo com o ator, ele notou que Bless ficava incomodado até com o toque da mãe.
"Quando a Giovanna passava a unha nele, isso o incomodava muito. Tanto que ela passou a cortar as unhas durante muito tempo. Quando a gente está comendo alguma coisa e tem um alimento que ele não gosta, ele sente na hora", revelou o coprotagonista da série Santo, da Netflix.
Giovanna ainda relembrou a primeira vez que o filho teve contato com sorvete. Segundo a atriz, o garoto chegou a gritar.
"Era um grito de incômodo que parecia que estava doendo. Eu e Bruno ficamos muito assustados na hora. Foi aí que nós pensamos que a sensibilidade estava demais. Era uma hipersensibilidade", prosseguiu.
"Quando a gente ia almoçar e tinha muita gente no lugar, eu comecei a perceber que o Bless tentava não escutar os barulhos, meio se concentrando para que ele não escutasse aquilo que estava o incomodando. Foi aí que me deu um estalo e percebi que eu precisava buscar ajuda para entender o que estava o incomodando", finalizou Giovanna, emocionada.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno de Processamento Sensorial é uma condição em que o cérebro e o sistema nervoso enfrentam dificuldades para processar os estímulos vindos do ambiente. Ele pode se apresentar de diversas formas, e hipersensibilidade é apenas uma delas..
A atriz revelou a condição de Bless no podcast Quem Pode, Pod, em 27 de janeiro. A apresentadora explicou que, no início, acreditou que a hipersensibilidade do menino a cheiro, toques e sons era algum tipo de frescura. Ela posteriormente descobriu que o herdeiro realmente tinha nascido com alguns sentidos mais aguçados. "Foi uma culpa absurda", confessou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.