EVENTO NO RJ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ana Paula Araújo é revistada antes do G20; Bom Dia Brasil mostrou bastidores da cobertura
A jornalista Ana Paula Araújo mostrou no Bom Dia Brasil desta segunda (18) o esquema reforçado de segurança que ela e a equipe do jornalístico matinal da Globo tiveram que passar para a cobertura da Cúpula do G20. O evento reúne líderes e delegações de 40 países no Rio de Janeiro, e precisou de uma estrutura de defesa forte para que tudo corresse conforme o planejado.
"Começa hoje o G20. E é nesse cenário, no Museu de Arte Moderna, de frente para a Baia de Guanabara no Rio de Janeiro, que os governantes devem se reunir para o encontro. O Bom Dia Brasil acompanha tudo ao vivo direto do aterro do Flamengo", iniciou a âncora.
"Eu estou ao vivo em uma casa de shows que fica bem em frente ao Museu de Arte Moderna. Aqui foi montado todo o centro de imprensa para receber jornalistas do mundo inteiro. Para chegar até aqui, a gente começou cedo, viu?", contou ela.
A jornalista informou que deixou a sede da Globo, no edifício localizado no Jardim Botânico, às 5h da manhã. "Fomos direto até o ponto de encontro da imprensa na Fundação Getúlio Vargas onde, às 5h30 da manhã, já havia uma grande fila de jornalistas de várias partes do mundo. Ali, todo mundo teve que passar por uma revista, inclusive os equipamentos todos foram revistados", revelou.
Ela ficou impressionada com a estrutura estabilizada para que haja segurança total no evento. "É um esquema de segurança muito forte para todo mundo, para a imprensa também", acrescentou.
"Dali da Fundação Getúlio Vargas, que fica na praia de Botafogo, nós seguimos para o aterro do Flamengo, que é bem pertinho, mas só em ônibus autorizados, só em veículos liberados, os ônibus da organização do evento do G20", detalhou.
"Chegando aqui, uma nova vistoria. Passamos por raio-x, encontramos outros colegas da imprensa para começar essa cobertura, que é de um evento de extrema importância pra gente aqui e pro mundo inteiro", declarou Ana.
Encontro anual, a cúpula do G20 reúne líderes das 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Os representantes finalizam discussões que foram propostas no início de cada ano, e os grupos de trabalho moldam conclusões durante dois dias de cúpula para formalizar uma declaração final.
Como presidente do grupo em 2024, o Brasil definiu três pontos principais de discussão: acordos para o combate à fome e à pobreza --será lançada oficialmente a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas; e a reforma da governança global, com mais representatividade de países emergentes em órgãos internacionais.
A taxação de grandes fortunas, direitos iguais entre homens e mulheres e o fim das guerras também estão na pauta que deve compor a declaração final. Estão no Rio de Janeiro os presidentes de potências como Estados Unidos (Joe Biden) e China (Xi Jinping).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.