Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BIANCA ZANINI

Em Israel, jornalista enfrenta clima de guerra com novos conflitos: 'Assustador'

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Bianca Zanini com colete em Israel

Bianca Zanini em Israel; correspondente da Record explica clima de guerra com novos conflitos na região

Nas últimas semanas, um novo capítulo do conflito entre Israel e palestinos foi registrado pela imprensa mundial. Bianca Zanini, correspondente da Record, testemunhou aescalada da violência na Faixa de Gaza, que ocasionou mais de 250 mortes. "Foi assustador", confessa a profissional.

"Foi uma experiência de partir o coração. Pela primeira vez, ouvi sirenes no meio da noite, tive que correr para me abrigar. Foi assustador. Eu vi pessoas que perderam suas casas, outras que perderam amigos ou familiares --em ambos os lados", explica Bianca em entrevista ao Notícias da TV.

Correspondente da Record no Oriente Médio desde julho de 2020, a jornalista já foi vacinada contra a Covid-19e afirma que, antes da nova onda de violência, a vida na região estava normal.

Foram 12 dias de sirenes, foguetes, centenas de mortos e feridos. Mas antes disso tudo, a sensação realmente era de uma volta total à normalidade. O número de novos casos diários [de coronavírus] está por volta de 30, o que é muito baixo.

"Israel teve três bloqueios nacionais com restrições bem rígidas de distanciamento social. Muitos lugares estavam fechados, eventos foram cancelados, transporte era mais complicado etc. Mas, por outro lado, nenhum país do mundo vacinou mais do que Israel. O país investiu no desenvolvimento de tratamentos e vacinas, então tivemos a oportunidade de cobrir este lado positivo também", complementa ela.

Ao lado do produtor Michel Gawendo e do cinegrafista Ricardo Wolokita, Bianca comenta as dificuldades enfrentadas na cobertura da região: "O conflito entre israelenses e palestinos é um dos mais difíceis e duradouros. Tem uma camada profunda e complexa de história e interesses políticos, e também lida com questões de identidade, religião, humanidade e o desejo de ter liberdade e paz".

"Por isso, como jornalista aqui, cada palavra é importante. É um equilíbrio delicado e não é fácil. Nosso trabalho sempre pode melhorar, mas estamos orgulhosos do que fizemos juntos desta vez", finaliza.

Confira as reportagens de Bianca Zanini sobre o conflito em Israel:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.