Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EX-LEGENDÁRIOS

Elcio Coronato volta ao Hoje em Dia com teste que o consagrou na web: 'Vai chocar'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Elcio Coronato nos bastidores do quadro E Se Fosse Você?, no programa Hoje em Dia, na Record

Elcio Coronato nos bastidores do quadro E Se Fosse Você?, no programa Hoje em Dia, na Record

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 5/6/2024 - 9h00

Elcio Coronato é a mente por trás do quadro E Se Fosse Você?, que estreia no Hoje em Dia desta quarta-feira (5), com episódios semanais. O formato idealizado pelo diretor e ex-Legendários testa reações de pessoas a situações polêmicas e promove debates sociais. Ele já apresentou um quadro similar no próprio matinal em 2015.

Em entrevista ao Notícias da TV, Coronato conta que se surpreendeu durante as gravações por conta da agressividade aflorada de quem presenciava as situações ensaiadas. "Não importa se estamos em 1900 ou 2030, uma cena de agressão sempre vai chocar", afirma.

"Eu não tinha essa impressão antes, mas percebi que as pessoas estão mais inflamadas. Não achei que isso ia acontecer, porque a minha visão é: as pessoas são sempre as pessoas. Mas elas estão muito mais inflamadas, no sentido de tomarem atitude rápido e de uma forma enérgica", compara.

O quadro coloca atores para orquestrarem discussões ou situações constrangedoras e até preconceituosas em público. A ideia é ver como as pessoas ao redor reagem à simulação. Coronato comanda o elenco de uma van, onde também acompanha imagens e sons do que estiver acontecendo.

O diretor precisa ficar atento para intervir no momento certo. "Quando eu chego para desmontar a cena e explicar que é um teste, as pessoas estão demorando muito mais para voltarem ao normal e entenderem a situação", acrescenta ele.

Elcio Coronato explica ainda que o horário de exibição do quadro, nas manhãs da Record, não é um problema para o desenvolvimento dos temas. Na primeira temporada, os temas abordados serão: relacionamento abusivo (5 de junho), abandono de animais (12 de junho), desrespeito a um deficiente físico (19 de junho), gordofobia (26 de junho) e xenofobia (3 de julho).

"Vamos supor que alguém fala um palavrão, que inclusive eles falam, e eu peço para ficar mais real... Ou silenciamos o palavrão ou colocamos o 'pi', isso faz parte do quadro", opina.

"[O peso] De ser exibido de manhã, não é no sentido da censura do palavrão, e sim no ritmo que você dá para aquilo, o desenvolvimento da cena. Quando eu fazia no Legendários, há 10 anos, era um pouco diferente, porque era sábado à noite. Mas o palavrão seria um 'pi' nos dois horários", conclui Coronato.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.