Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

30 ANOS NO AR

Domingo Legal faz mea-culpa e explica apelações jornalísticas e Banheira do Gugu

REPRODUÇÃO/SBT

Gugu Liberato no Domingo Legal no SBT

Gugu Liberato (1959-2019) no Domingo Legal: programa se desculpa por apelações em aniversário

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/1/2023 - 15h04

Para comemorar os 30 anos do Domingo Legal, o SBT preparou uma edição especial do programa. Neste domingo (22), foi exibida na atração uma longa homenagem, com trechos de momentos marcantes. Durante os vídeos, a produção fez um mea culpa por conteúdos apelativos que foram transmitidos na história do Domingo Legal.

O VT teve mais de uma hora e misturou os quadros de entretenimento e jornalismo do programa, com mais espaço dado ao tempo em que Gugu Liberato (1959-2019) ficou no ar. Durante o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, o loiro chegou a ser líder de audiência.

A primeira explicação foi feita durante a exibição de momentos da Banheira do Gugu. Apareceram na tela modelos que fizeram fama no quadro, como Luiza Ambiel, Solange Gomes e Helen Ganzarolli. Mas a narradora do VT foi clara e disse que o quadro era, de fato, sexista com as mulheres.

"A Banheira foi um sucesso imenso e levou essas modelos ao estrelato, mas eram um sucesso da época, que só fazia sentido no contexto daquele momento", disse a reportagem. A narradora também acrescentou que alguns quadros do programa não fariam sentido hoje em dia.

Outro momento de mea culpa aconteceu quando o Domingo Legal mostrou algumas coberturas jornalísticas que Gugu fez durante o programa.

Um trecho do caso mais lembrado foi mostrado: a última grande rebelião do Carandiru, ocorrida em fevereiro de 2001. Naquele dia, Gugu chegou a picos de 41 pontos na Grande São Paulo, mas foi criticado por espetacularizar a situação em nome de audiência. O programa reconheceu que houve excessos.

"A repercussão do acontecido foi enorme. Deixar de citar fatos como esse não faz com que eles desapareçam da memória de quem viveu nas últimas três décadas. Este aqui é um panorama de um dos programas mais longevos da televisão brasileira", afirmou a locutora.

"O sucesso da mistura de entretenimento e jornalismo foi imensa. Era nítido a competência de quem trabalhava nos bastidores para aplicar essa combinação. Saber dosar cada ingrediente dessa receita é bem difícil. Alguns excessos foram cometidos. Amadurecemos e continuamos a nossa história vigilantes e atentos a cada passo", concluiu o programa.

O caso da falsa entrevista de Gugu com o PCC, no entanto, um dos momentos mais vergonhosos do programa, não apareceu na reportagem especial.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.