CAMINHO PARA POSSE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidenciais em outubro e será diplomado
Após derrotar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições em outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será diplomado como presidente da República nesta segunda (12), a partir das 14h. A solenidade acontece no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília, e pode ser vista ao vivo e de graça na TV Justiça; uma opção online é o canal do PT (Partido dos Trabalhadores) no YouTube.
O diploma que será recebido por Lula e por seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), atesta a vitória nas urnas e formaliza a escolha da candidatura mais votada pela população. Os eleitos precisam do documento da Justiça Eleitoral para tomar posse em 1º de janeiro.
A solenidade também pode ser vista nos canais de notícia: GloboNews, BandNews, Record News e CNN Brasil já acompanhavam a movimentação no TSE antes mesmo de o evento começar.
Lula foi eleito presidente da República em 30 de outubro, com 50,90% dos votos válidos em segundo turno --candidato à reeleição, Jair Bolsonaro ficou com 49,10%.
De acordo com o TSE, no diploma que será recebido pelo novo chefe do Executivo "devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal".
Durante a solenidade, Lula e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, farão discursos. Aproximadamente mil pessoas foram convidadas. Assista à diplomação ao vivo abaixo:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.