TUCA, O MESTRE CUCA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Tuca em cena da animação Tuca, o Mestre Cuca; desenho quebra estereótipos e debate diversidade
Tradicionalmente, os desenhos protagonizados por meninos passam longe de um dos principais ambientes de uma casa: a cozinha. No entanto, a animação Tuca, o Mestre Cuca busca quebrar este estereótipo, divertir os pequenos e reforçar o diálogo sobre os relacionamentos familiares.
"Temos um monte de desenhos animados em que o menino gosta de dinossauros, carros de corrida ou de jogar futebol. No Tuca, ele gosta de cozinhar, por que não trazer esse elemento tão bacana deste universo que é o gosto, o sabor, essa viagem de estar na cozinha, para uma criança também?", provoca Aline Belli, produtora executiva da série, ao Notícias da TV.
"Nós nos preocupamos bastante em trazer essa mensagem sobre a valorização das diferenças, da diversidade, pois isso enriquece as nossas comunidades. E também queremos fugir dos estereótipos. Por exemplo, o Tuca está na cozinha e é o irmão mais velho, mas ele é muito mais inseguro e sensível do que a Pri [irmã mais nova], ela é mais diabinha, mandona", complementa Rubens Belli, diretor da série.
A animação conta a história de Tuca, um menino de nove anos apaixonado pelo mundo da gastronomia e que vive ao lado dos pais e da irmã, Pri. A cada episódio, as crianças recebem uma carta da Vó Maga, cozinheira aposentada que viaja pelo mundo e compartilha com os netos ingredientes e detalhes das diferentes culturas espalhadas pelo planeta.
"As receitas são o ponto de partida ou a resolução das situações que existem nos episódios, que são os conflitos que vão acontecer e que trazem, na verdade, uma mensagem de aprendizado emocional para as crianças. Esse é o mantra da série, as relações entre as crianças e os familiares, os aprendizados emocionais que fazem parte dessa idade", destaca o diretor.
Os produtores reforçam que quem assistir à série não encontrará o passo a passo de uma receita culinária, mas terá a oportunidade de acompanhar mais uma aventura da cozinha mágica do pequeno cozinheiro.
Para a reportagem, Belli explica que a sua equipe trabalhou durante cerca de dois anos e meio para concluir a primeira temporada da animação, que foi produzida em português e também dublada para o espanhol, de olho no mercado latino.
Desenvolvida pela Belli Studio, produtora catarinense responsável pela animação Boris e Rufus, a nova série estreia neste domingo (12), às 13h25, na TV Rá Tim Bum. A primeira temporada de Tuca, o Mestre Cuca conta com 26 episódios, que serão exibidos no canal por assinatura.
Confira os primeiros episódios de Tuca, o Mestre Cuca:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.