RETROSPECTIVA
Divulgação Globo/SBT
Mariana Ximenes em Supermax e Ticiana Villas Boas no BBQ Brasil - Churrasco na Brasa
REDAÇÃO
Publicado em 28/12/2016 - 6h38
Em 2016, a TV aberta buscou inovar com programas excêntricos e formatos inéditos no Brasil, mas não deixou de dar suas derrapadas. Algumas atrações que estrearam neste ano não tiveram boa repercussão, sofreram com problemas nos bastidores e deixaram as cúpulas das emissoras apreensivas com resultados preocupantes de audiência.
Os episódios do Batalha dos Cozinheiros, por exemplo, perderam feio do MasterChef, da Band, e deixaram a Record em quarto lugar no Ibope. No SBT, o BBQ Brasil não chegou ao nível de audiência dos outros reality shows culinários da emissora. Já a Globo viu o ibope despencar nas noites de terça-feira, com o Supermax.
Veja cinco programas que floparam em 2016:
estevam Avellar/TV Globo
Erom Cordeiro, Mariana Ximenes, Fabiana Gugli e Cléo Pires em gravação de Supermax
Supermax
A Globo se arriscou ao colocar no ar sua primeira série de terror, e, como a cúpula da emissora já previa, os resultados não foram bons. Na reta final, a produção derrubava pela metade o ibope que herdava de Nada Será Como Antes _que também não foi essas coisas. Supermax, que já teve uma versão produzida para a América Latina e pode ser negociada para uma TV dos EUA, terminou como a pior audiência da história dos seriados da Globo. Deu menos ibope do que a série norte-americana Lista Negra. Sem apelo com o público, não terá outra temporada.
Mauricio Fidalgo/TV Globo
Ivete Sangalo foi convidada de Marcelo Adnet na primeira temporada do Adnight, na Globo
Adnight
O programa de Marcelo Adnet causou rejeição no público com atrações que procuram desconstruir a imagem dos famosos. Nas redes sociais, o Adnight recebeu comentários como "lixo", "chato" e "pior que o Zorra Total". Ainda assim, a atração não é considerada um fracasso pela Globo. Com média de audiência satisfatória para o horário, a emissora avalia que os telespectadores apenas viram o Adnight com certo estranhamento, e aposta em uma nova temporada em 2017.
divulgação/sbt
Carlos Bertolazzi e Ticiana Villas Boas durante gravação do BBQ Brasil, reality show do SBT
BBQ Brasil - Churrasco na Brasa
A TV aberta nunca teve tantos reality shows culinários quanto em 2016. Alguns mantiveram o sucesso do formato, como o MasterChef, líder de audiência na Band, e o Bake Off Brasil, que chegou a ser a maior audiência aos sábados no SBT. Mas, na mesma emissora, outro programa não teve o mesmo sucesso.
O BBQ Brasil - Churrasco na Brasa, apresentado por Ticiana Villas Boas, escolheu o melhor churrasqueiro do Brasil e teve pouca repercussão em relação aos outros programas do gênero na emissora. A média geral da atração foi de 6,0 pontos e não haverá segunda temporada.
edu moraes/record
Buddy Valastro entre André Neto e Adelino Bilhalva, vencedores do Batalha de Cozinheiros
Batalha dos Cozinheiros
O segundo reality show de Buddy Valastro no Brasil foi marcado por fiascos de audiência e rebelião nos bastidores. O programa era exibido no mesmo horário em que o MasterChef e chegou a deixar a Record em quarto lugar no Ibope.
Durante as gravações, realizadas em tempo recorde, participantes fizeram um motim, reclamando de maus-tratos, desrespeito e exaustão. A diretoria precisou fazer uma reunião de emergência e pedir ajuda a psicólogos para acalmar os ânimos. O programa terminou em 27 de setembro e não deve voltar à grade da Record.
divulgação/band
Paulo Miklos, Di Ferrero, Alinne Rosa e Rick Bonadio, os jurados do X Factor Brasil, da Band
X Factor Brasil
A expectativa em relação à primeira temporada do formato britânico e bem-sucedido do X Factor no Brasil não correspondeu à realidade. O reality show musical não empolgou o público e não levantou a audiência da Band no horário _a média geral no Ibope foi de 2,5 pontos na Grande São Paulo. Mesmo assim, o programa já teve sua segunda temporada confirmada para 2017. Mas passará por boas mudanças.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.