Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VEM AÍ

Criadoras de Encantado's miram primeira novela na Globo em momento de renovação

BEATRIZ DAMY/TV GLOBO

Renata Andrade, Amauri Soares e Thais Pontes posam sorridentes para foto em um backdrop colorido

Renata Andrade (à esq.) e Thais Pontes com Amauri Soares, diretos dos Estúdios Globo e da TV Globo

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2025 - 6h10

Em um momento de renovação quase completa do quadro de autores da Globo, Renata Andrade e Thais Pontes são uma carta na manga da direção para roteirizar as próximas novelas da emissora. Elas desconversam sobre a possibilidade de entrar na fila de folhetins, mas não escondem o desejo de escrever uma obra do gênero. "É a nossa grande vontade", diz Thais.

A dupla criou a série Encantado's --que estreia nesta terça-feira (29) sua terceira temporada-- e também roteirizou com Lívia Leite o filme Coisa de Novela, exibido na segunda (28) na Sessão da Tarde, como parte das celebrações dos 60 anos da TV Globo.

Embora não prevejam o fim de Encantado's para tão cedo --"Eu acredito em 19 temporadas da série", brinca Renata--, as duas já sonham com a primeira novela. No ano passado, elas fizeram parte do Cria Globo 19h, projeto desenvolvido pela emissora com autores de outros formatos para a criação de sinopses de possíveis tramas para a faixa das sete. Lá, receberam mentoria de Thelma Guedes, vencedora do Emmy Internacional com Joia Rara (2013).

"Eu acho que [escrever novela] é o nosso maior desejo, a nossa grande meta. É claro que é um desafio, e imagino que com esse desafio venham grandes questões, mas eu quero enfrentar essas questões", entrega Thais na conversa exclusiva com o Notícias da TV. "Eu e a Renata conversamos muito sobre isso, desde sempre, desde antes de entrarmos na Globo."

"A gente é amiga há quase 30 anos, da época do telefone com fio, e ficava comentando as novelas pelo telefone, como hoje se faz na rede social. A gente falava do que gostou, do que não gostou, como aquelas duas senhoras de Garota do Momento, 'cala-te boca' (risos)", continua Thais, citando as fofoqueiras vividas por Mariah da Penha e Arlinda Di Baio na novela das seis.

"Nós sempre fomos apaixonadas por novela, sempre vimos novela. E, hoje, estar diante dessa possibilidade real de fazer novela é inacreditável. Estamos nesse momento de namoro com a empresa, de a empresa nos enxergar como possíveis autoras de novela. E de nos prepararmos para isso também", completa Renata, que continua:

Sabemos que fazer novela é um desafio, que não é nada fácil. Nossa experiência foi com a série, foi com o filme, foi com outros projetos, mas com uma obra desse tamanho, com essa complexidade que só uma novela tem, ainda não vivemos. Mas temos trabalhado muito para isso.

"A oficina já nos serviu muito, esse encontro com a Thelma foi um presente, sabe? Ela é muito generosa, muito parceira, apontou tudo que precisávamos ver para entender como é fazer novela. Tanto o encontro com ela quanto os encontros na oficina foram aulas que vão com certeza apontar os caminhos que devemos seguir para contar nossa história. Então, eu espero que não demore muito, mas já estamos com esse foco aí de, em breve, apresentar e ter uma novela aprovada pela Globo", sentencia Renata.

Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo e da TV Globo, adiantou ao Notícias da TV em entrevista exclusiva que a emissora já está trabalhando com quatro autores negros no desenvolvimento de novas novelas. Eles receberão o apoio de escritores veteranos para entender a métrica dos capítulos, mas poderão desenvolver as próprias tramas. "A história é dele [do autor], a novela é dele", resumiu o executivo na conversa com a reportagem.

Com a boa aceitação de Encantado's, Renata e Thais seriam opções óbvias para assinar uma novela em breve. Elas não confirmam nem desmentem, mas deixam clara a vontade de seguir por esse rumo. "Queremos muito fazer, queremos muito colaborar. A oficina nos deu mais ferramentas, mais conhecimento e mais vontade", diz Thais.

"Principalmente porque estávamos com uma mentora incrível, a Thelma, que também fez parte de uma dupla famosa, Thelma e Duca [Rachid], e é uma autora incrível, generosa. Então, acho que só nos deu mais vontade", ela crava. "Espero que em breve, não sei em quanto tempo, mas eu acredito muito nesse nosso lugar como autoras de novela. E nós temos trabalhado muito para isso", completa Renata.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.