Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TOM CAVALCANTE

O discreto agradecimento da Globo para a Record em pleno show de 60 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tom Cavalcante como João Canabrava

Tom Cavalcante como João Canabrava no especial de 60 anos da Globo: atualmente na Record

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2025 - 13h19

Em meio às celebrações pelos 60 anos da Globo, um detalhe curioso chamou a atenção do público mais atento. Durante a exibição do especial nesta segunda (28), a emissora fez um agradecimento discreto à Record. O reconhecimento veio pela liberação de Tom Cavalcante para participar da homenagem aos programas de humor que marcaram época na televisão brasileira.

Tom Cavalcante reviveu João Canabrava, personagem icônico que interpretou em programas como Escolinha do Professor Raimundo (1990-2001) e que o consagrou como um dos maiores humoristas do país. Um aviso nos créditos do especial registrou a colaboração da Record para a presença do ator e comediante.

O artista atualmente comanda game show Acerte ou Caia!, nas tardes de domingo da emissora. A liberação para que ele participasse do evento dos 60 anos da principal concorrente foi interpretada como uma demonstração de respeito institucional à trajetória do artista, além de valorizar a celebração.

O comediante tem uma longa história com a Globo. Ele foi lançado nacionalmente no Domingão do Faustão, nos anos 1990, no qual ficou famoso por suas imitações e personagens originais. Posteriormente, integrou o elenco do Sai de Baixo e de outras comédias da emissora, consolidando seu nome como um dos grandes talentos do humor televisivo brasileiro.

O reencontro com a Globo, mesmo que breve, teve um peso especial para os fãs de longa data. João Canabrava, o bêbado atrapalhado e carismático criado por Cavalcante, foi um dos momentos mais aclamados do especial. A cena relembrou uma época em que o humor popular dominava a programação de domingo e fazia sucesso entre diferentes gerações.

A atitude da Globo em registrar publicamente o agradecimento à Record reforçou o tom de celebração que permeou toda a festa. Em uma noite marcada pela memória afetiva e pelas homenagens, o reconhecimento de parcerias -- ainda que pontuais -- mostrou que, pelo menos durante o aniversário, a rivalidade deu lugar ao respeito e à gratidão.

Diferentes homenagens na Globo

O Domingão com Huck do domingo (27) também dedicou o programa ao especial de 60 anos da Globo com uma homenagem inusitada: Silvio Santos (1930-2024). Ele foi o grande destaque da abertura do programa. A atração de Luciano Huck mergulhou na história da televisão brasileira para lembrar a passagem do apresentador pela Globo antes de ele fundar o SBT.

Ao relembrar a trajetória de Silvio Santos, o programa exibiu imagens raras da época em que o comunicador comandava atrações como Vamos Brincar de Forca (1966) e Cidade Contra Cidade (1970), ambos transmitidos pela Globo.

Além da reverência a Silvio, o programa também trouxe momentos nostálgicos, mantendo o clima de celebração que domina a grade de programação em comemoração às seis décadas da emissora. Na homenagem à figura da TV brasileira, Huck recebeu Maisa e Lívia Andrade, além de pedir para Ed Gama imitar o fundador do SBT.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.