BEATRIZ SEGALL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Beatriz Segall (1926-2018) como Odete Roitman em Vale Tudo (1988); ela se chateou com a Globo
Odete Roitman é a vilã mais emblemática das novelas e, certamente, a personagem mais importante da carreira de Beatriz Segall (1926-2018). A atriz, no entanto, se sentia desvalorizada pela Globo. No fim de sua vida, ela reclamou pelo fato de nunca ter tido contrato de longo prazo com a emissora e de ter trabalhado apenas com contratos por obra --o que agora se tornou praxe para a grande maioria dos atores na emissora.
Beatriz começou a carreira na televisão nos anos 1950, na TV Tupi. Ela estreou na Globo em 1978, na novela Dancin' Days --que, assim como Vale Tudo (1988), foi escrita por Gilberto Braga (1945-2021). Nos anos seguintes, atuou em outras tramas marcantes, como Pai Herói (1979) e Água Viva (1980).
Foi em Vale Tudo, porém, que ela conquistou enorme projeção. A atriz fez brilhantemente a vilã que destilava preconceitos, era absurdamente detestável e arrogante. A vilã foi assassinada na reta final da história, o que deu origem ao mistério de quem matou Odete Roitman.
Após este grande sucesso, Beatriz chegou a recusar outros papéis de vilã e ainda assim conseguiu personagens em novelas da Globo, como Barriga de Aluguel (1990), De Corpo e Alma (1992) e Sonho Meu (1993). O último trabalho dela no elenco fixo de um folhetim foi em Anjo Mau (1997).
Nos anos seguintes, a atriz fez apenas participações especiais em capítulos de novelas e séries. Em entrevista ao Notícias da TV em 2014, ela reclamou por nunca ter tido contrato fixo com a Globo.
"A Globo nunca me deu importância. Nunca fui contratada [pela Globo]. Sempre trabalhei por obra. Por quê? Eles nunca me ofereceram, e eu não procurei", explicou.
A veterana ainda criticou as novelas daquela época (de 2014) e disse preferir as tramas mais antigas. "Os elencos de antigamente eram melhores. Hoje seria difícil fazer Água Viva e Vale Tudo, por exemplo. Vejo só o noticiário em geral. As novelas do meu tempo eram muito boas. As de agora são mais fraquinhas. Ai, agora é que não me chamam mesmo [para trabalhar em novela], depois de eu dizer isso", brincou.
O último trabalho de Beatriz Segall na Globo foi a participação num episódio da série Os Experientes (2015), em que interpretou uma senhora que surpreendia um bandido em meio a um assalto a banco. A atriz morreu aos 92 anos, em 2018, vítima de problemas respiratórios e complicações da doença de Alzheimer.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 26/4 a 10/5
Sábado, 26/4 (Capítulo 24)
Afonso briga com Solange depois que ela o avisa que não poderá viajar. Marco Aurélio promete a Tiago que regularizará sua guarda com Heleninha. Maria de Fátima sabota Solange. Poliana faz uma proposta a Raquel, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.