LUTO
Divulgação/BandNews
Morreu no sábado (6) aos 83 anos o jornalista, advogado e sociólogo Salomão Schvartzman
REDAÇÃO
Publicado em 7/7/2019 - 6h51
O renomado jornalista, advogado e sociólogo Salomão Schvartzman (1936-2019) morreu na manhã de sábado (6). Ele tinha 83 anos e havia dado entrada no pronto atendimento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que não divulgou a causa da morte. Criador do bordão 'seja feliz', que dizia sempre no final de seus programas, ele trabalhou até este ano como apresentador da rádio Cultura FM e colunista da BandNews.
Schvartzman nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, e se mudou para São Paulo aos 25 anos. Começou a carreira no jornal O Globo, na década de 1960. Em seguida, foi chefe da sucursal de São Paulo da revista Manchete.
Em 1977, ganhou menção honrosa do Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem Doca: Porque mataria a mulher que amava?. O texto abordava o caso da socialite Ângela Diniz, assassinada em 1976 em Búzios, Rio de Janeiro, por seu companheiro, Doca Street.
Na TV, Schvartzman foi apresentador do programa Frente a Frente, da Manchete, durante onze anos. Na mesma emissora, também comandou as atrações Clássicos em Manchete e Momento Econômico.
Após o fim da Manchete, em 2000, o jornalista foi contratado pela Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura e pelas rádios Cultura AM e FM. Apresentou o programa Diário da Manhã na Cultura FM. Ficou lá até 2007, quando foi para a rádio Scalla FM e manteve o mesmo programa.
Em 2013, Schvartzman voltou para a Cultura FM e apresentou o Diário da Manhã novamente, até junho deste ano. Em 2008, ele passou a colaborar também para a rádio BandNews. Fazia diariamente crônicas sobre temas cotidianos, assuntos como política, comportamento e música.
Schvartzman ainda teve os programas Salomão dois pontos, no canal BandNews na TV, e o Sábado de Classe, em que comentava curiosidades de canções na rádio BandNews. No canal Arte 1, apresentou o programa Arte 1 in Concert.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.