Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTEBOL ATÉ NA FICÇÃO

A Copa não é o bastante? Sete séries e filmes sobre futebol para ver na TV

Eduardo Ramirez/Netlifx

Joaquín Ferreira (de boca aberta) vive o craque Potro na série mexicana Club de Cuervos - Eduardo Ramirez/Netlifx

Joaquín Ferreira (de boca aberta) vive o craque Potro na série mexicana Club de Cuervos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 16/6/2018 - 5h50

Durante a Copa do Mundo, o Brasil respira futebol. Para os mais fanáticos pelo esporte bretão, as três ou quatro partidas realizadas diariamente na Rússia não são o suficiente para suprir o desejo de ver a bola rolar. Uma opção é assistir a séries e filmes sobre o tema e que mostram desde peladas entre amigos à dura vida de um árbitro.

É possível ver uma comédia mexicana sobre os bastidores de um time profissional e o conflito entre seus donos, a história de ascensão de um craque que é contratado para jogar no Real Madrid e até uma mistura de golpes de kung fu com futebol.

Quem prefere animações pode conferir a história de um atacante japonês em busca de seu lugar em uma das melhores equipes do mundo, ou de jogadores de pebolim que ganham vida e ajudam um manipulador a resolver seus problemas pessoais.

Já os fãs do cinema brasileiro vão se sentir prestigiados com uma reunião de pequenas crônicas sobre diversas pessoas que têm suas vidas transformadas, para o bem ou para o mal, pelo futebol.

Confira sete filmes e séries que vão completar sua experiência no Mundial da Rússia:

divulgação/universal pictures

Jogadores de madeira da mesa de pebolim ganham vida no divertido Um Time Show de Bola

Um Time Show de Bola
Uma criação do argentino Juan José Campanella, ganhador do Oscar por O Segredo dos Seus Olhos (2009), a animação conta a história de Amadeo, um craque do pebolim que, ainda criança, superou o malvado Grosso. Anos depois, o vilão se torna o melhor jogador de futebol do mundo e pede revanche ao mocinho.

É aí que Amadeo descobre um acontecimento mágico: nos momentos mais difíceis, os jogadores de madeira da mesa de pebolim ganham vida e o ajudam a criar confiança para superar o rival e ainda conquistar o coração de Laura. A animação está disponível no Now.

divulgação/hbo

Eucir de Souza (ao centro) interpreta o juiz Juarez, alvo inevitável da fúria da torcida em (fdp)

(fdp)
Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza) é um árbitro da liga estadual de São Paulo que tem como grande sonho apitar uma partida da Copa do Mundo. Porém, a ascensão profissional fica em segundo plano diante dos problemas pessoais, como o processo de divórcio movido pela ex-mulher, Manuela (Cynthia Falabella).

Além disso, Juarez precisa lidar com o "carinho" da torcida, cujo fanatismo coloca os juízes em uma posição sempre constrangedora e perigosa. A série da HBO Brasil teve 13 episódios produzidos em 2012 e pode ser vista no HBO Go.

reprodução

Denise Fraga interpreta a juíza Neidinha no longa Boleiros 2, do diretor Ugo Giorgetti

Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos
Lançado em 1998, o longa Boleiros - Era Uma Vez o Futebol... fez tanto sucesso que ganhou uma sequência, Vencedores e Vencidos, em 2006. Assim como o primeiro, Boleiros 2 reúne uma série de histórias curiosas relacionadas ao futebol, todas contadas no bar de Aurélio (o locutor esportivo Silvio Luiz).

O elenco reúne nomes como Lima Duarte, Otávio Augusto, Flávio Migliaccio, Denise Fraga, Cássio Gabus Mendes, Fulvio Stefanini, a ex-Tiazinha Suzana Alves e o músico Paulo Miklos, além de uma participação do ex-jogador Sócrates (1954-2011).

divulgação/netflix

Joaquín Ferreira (à esq.), Said Sandoval e Antonio de la Vega na série Club de Cuervos

Club de Cuervos
Em sua primeira produção de língua não-inglesa, a Netflix decidiu apostar em uma temática que atravessa a barreira idiomática: o futebol. Lançada em 2015, Club de Cuervos fala sobre o fictício Cuervos FC, um time de futebol que passa por uma revolução quando seu proprietário morre e os dois filhos disputam seu controle.

Apesar de a trama principal ficar centrada no conflito dos irmãos Chava (Luis Geraldo Méndez) e Isabel (Mariana Treviño), a série também mostra o cotidiano dos jogadores, como o craque Moisés (Ianis Guerrero) e o galã Potro (Joaquín Ferreira). Club de Cuervos tem três temporadas disponíveis na Netflix. A quarta já foi gravada.

divulgação/miramax

Jogador vira mortal para chutar a bola em cena de Kung Fu Futebol Clube: mistura de esportes

Kung Fu Futebol Clube
Fanático por futebol e por artes marciais, o ator e diretor chinês Stephen Chow decidiu unir as duas paixões no filme Kung Fu Futebol Clube (2001). No longa de ação cômica, ele interpreta o monge Sing, que reúne seus cinco irmãos para formar um time de futebol que tenta deixar o kung fu mais popular entre as massas.

Com golpes típicos das artes marciais, os jogadores dão bicicletas enquanto viram mortais e utilizam a agilidade que têm como lutadores para fazer defesas incríveis no gol. O filme virou um fenômeno de bilheteria em Hong Kong, onde bateu recorde de arrecadação na época de seu lançamento. Está disponível na Netflix.

divulgação/cartoon network

O jovem Oliver, que sonha em virar um grande craque, é o protagonista de Captain Tsubasa

Captain Tsubasa
Sucesso na década de 1990, o desenho Supercampeões ganha uma nova versão, chamada Captain Tsubasa, que estreia no Cartoon Network em 1º de julho, às 9h, no embalo da Copa do Mundo. A animação conta a história de Oliver Tsubasa, jovem japonês que sonha em se tornar um grande craque do futebol mundial.

Na versão anterior, Tsubasa chegou a jogar no Brasil, onde vestiu a camisa do São Paulo e disputou uma icônica partida contra o Flamengo. Para os fanáticos, em 30 de junho o canal exibirá os quatro primeiros episódios no Facebook e no YouTube.

divulgação/buena vista international

Em Gol 2, Kuno Becker interpreta Santiago, rapaz que teve vida difícil e chega ao Real Madrid

Gol 2 - Vivendo o Sonho
Apoiada pela Fifa, a trilogia Gol conta a história de Santiago Muñez, um rapaz pobre que encontra no futebol a chance de subir na vida. Em Gol 2 - Vivendo o Sonho (2007), ele é chamado para jogar no Real Madrid e disputa até a Liga dos Campeões.

O longa conta com a participação de astros de diferentes gerações, como David Beckham, Zinédine Zidane, Samuel Eto'o e Cesc Fàbregas, além dos brasileiros Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho. Está no Now.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.