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Humor

Com celebridades da internet, Caravana no Ar é o Tá no Ar da TV paga

Divulgação/TBS

PC Siqueira e Juliano Enrico, os apresentadores do programa Caravana no Ar - Divulgação/TBS

PC Siqueira e Juliano Enrico, os apresentadores do programa Caravana no Ar

FERNANDA LOPES

Publicado em 15/5/2016 - 8h44

Novo programa do canal TBS, Caravana no Ar estreia à meia-noite deste domingo (15) para segunda-feira com a proposta de satirizar formatos e personagens da TV aberta, como faz o Tá no Ar, da Globo. O diferencial são o toque de improviso e o elenco que mistura atores com experiência no teatro e comediantes amadores com mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais.

Com 18 episódios de 25 minutos cada um, o Caravana no Ar tem 13 integrantes. Os dois apresentadores são o comediante e roteirista Juliano Enrico e o youtuber PC Siqueira, ambos ex-MTV. Juliano e PC fazem piadas roteirizadas enquanto anunciam os quadros de outros comediantes _que são o trunfo do programa.

No time de humoristas, há atores de grupos teatrais de improviso, como Bella Marcatti e Allan Benatti; apresentadores famosos na internet, como o ex-CQC Ronald Rios; e viners, como são chamados os produtores de conteúdo da rede social de vídeos curtos Vine, como Cacau Lemos e Victor Meyniel.

"A ideia foi buscar um pouco de gente em cada lado e fazer um grupo de humor com diversidade. A gente se encantou muito com a galera do Vine, que tem um timing de humor muito legal. O programa tenta mostrar esse trabalho colaborativo", diz Lilian Amarante, diretora do programa.

Com humor espontâneo, ágil e escrachado, eles conseguem fazer comédia sem apelação e sem deixar de alfinetar clichês e controvérsias da televisão. No quadro Robertassa, Meyniel interpreta uma repórter sensacionalista que quer aparecer mais do que o entrevistado. PC Siqueira, Juliano Enrico e Victor Lamoglia fazem sátira dos game shows com perguntas sobre antigas novelas e atores. Já Ronald Rios lembra a piada que tirou Rafinha Bastos da bancada do CQC ("Comeria ela e o bebê", frase em que se referia a Wanessa Camargo, então grávida).

"É mais difícil fazer humor sendo ofensivo. Quanto mais polêmico e delicado o tema, mais engraçada a piada tem que ser. Então às vezes esse equilíbrio não fica muito legal. Acontece pontualmente, mas se ficássemos batendo nessa tecla o tempo todo, [o programa] ficaria saturado", opina Juliano Enrico.

Divulgação/tbs

Integrantes do programa Caravana no Ar, atração do TBS; eles têm milhões de seguidores

Caravana nas redes sociais

Encontrar talentos no teatro e na internet e levá-los para a TV é especialidade da diretora Lilian Amarante. Quando trabalhava na MTV, ela foi a responsável por revelar Marcelo Adnet, Tatá Werneck e Paulinho Serra (todos faziam parte do elenco do Comédia MTV). 

No Caravana no Ar, com tantos integrantes que já tinham fama na internet (juntos, eles têm mais de três milhões de seguidores no Twitter e dois milhões no Instagram), é claro que há interesse no público das redes sociais. O primeiro episódio será transmitido na TV e na web simultaneamente, e os programas seguintes terão alguns quadros disponibilizados no YouTube (mas o acesso à atração na íntegra será restrito aos assinantes do canal pago).

Contratar personalidades das redes sociais que admitem não assistir muita televisão (PC Siqueia afirma que a última edição do Big Brother Brasil que assistiu foi há 15 anoso) é a aposta da diretora de conteúdo nacional da Turner, Silvia Fu Elias, para encontrar o "frescor do humor".

"[Fomos] achar quem as pessoas estão assistindo [na web] e trazê-las para a TV. Não para fazer a mesma coisa, porque as mídias são diferentes e o que funciona num lugar não necessariamente funciona no outro. Partimos do princípio de buscar o frescor do humor, que não está mais só no improviso", explica.


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