'Boyhood'
Reprodução/GNT
Ana Amélia e Roberto Berliner com os filhos Antônio e Helena na série Histórias de Adoção
ODARA GALLO
Publicado em 8/3/2016 - 9h56
O cineasta Roberto Berliner uniu dois assuntos latentes em sua trajetória para criar a série Histórias de Adoção, que será exibida a partir de hoje (8), no canal pago GNT, às 23h. A paixão por documentários levou o diretor não só a produzir a atração, mas também a adotar seu primeiro filho, Antônio, hoje com 14 anos. Ele reuniu imagens capturadas desde a chegada da segunda filha, Helena, dois anos depois, e costurou com outros emocionantes relatos para falar abertamente sobre mitos, preconceitos e alegrias que envolvem a adoção no Brasil. A série lembra o filme de ficção Boyhood, lançado em 2014, que acompanha o crescimento de um rapaz.
Sempre com uma câmera à mão, Berliner, ironicamente, não conseguiu registrar o momento em que ele e sua mulher, Ana Amélia, conheceram Antônio. A emoção foi tanta que ele esqueceu de levar seu equipamento. Na primeira cena do documentário, no entanto, o cineasta mostra que aprendeu a lição e aparece todo atrapalhado e ansioso indo buscar a Helena, que havia nascido 14 dias antes. Até o momento em que a mãe pegou a criança nos braços pela primeira vez foi registrado.
O casal decidiu que a adoção seria uma boa ideia após se emocionar com outro documentário sobre uma família holandesa que passou a criar uma criança brasileira. A partir daí, adoção e documentário nunca mais saíram da vida do casal. Além de contar sua própria história, Berliner aproxima o público desse universo com depoimentos de famílias que acolheram bebês, crianças e até um grupo inteiro de irmãos. Serão 13 episódios exibidos toda terça-feira.
reprodução/GNT
O jornalista Ruy Castro é o personagem da estreia do documentário Compulsão, do GNT
Mais documentário
Na sequência, às 23h30, o cineasta e diretor João Jardim, de Amores Livres (2015), apresenta sua nova série documental, Compulsão. Em 13 episódios de 30 minutos, serão mostrados personagens com os mais diversos tipos de dependência, como álcool, drogas, remédios para emagrecer, entre outros.
O jornalista Ruy Castro conta com detalhes perturbadores como se identificou alcoólatra e a batalha para se livrar do vício após perceber que não podia mais ficar 20 minutos sem uma dose de sua vodca. Depois de passar o ano de 1987 inteiro bebendo, segundo seu próprio relato no episódio de estreia, ele iniciou o tratamento de desintoxicação e se mantém sóbrio há 28 anos. Seu retorno ao trabalho, em 1988, marca também o início da brilhante carreira como escritor. "Lembro que cheguei da clínica, lavei as mãos e fui direto para a máquina de escrever", conta, sobre como o ofício foi crucial no controle da doença.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.