AÇÃO PONTUAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Imagem de Paris durante a o aquecimento da Cerimônia de Abertura da Olímpiada na Globo
O Centro de Imprensa, local onde jornalistas do mundo inteiro estão reunidos para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris-2024, virou o centro das atenções na manhã desta sexta (26) devido a uma nota de que ele teria sido evacuado sob suspeita de bomba. A informação é falsa. O local de fato passou por uma ação da polícia, mas apenas como medida protetiva pontual.
O que aconteceu foi que uma equipe da polícia parisiense fez um lock-out (isto é, impediu que outras pessoas entrassem na região do Centro de Imprensa) para uma vistoria no espaço. A informação chegou ao portal Surto Olimpíco, especializado na cobertura dos Jogos, como se a ação fosse resultado de uma bomba.
O Surto Olímpico fez um vídeo sobre a suposta evacuação, e a informação viralizou na internet. Mas, duas horas depois do acontecido, o perfil apagou o vídeo original e explicou o que tinha ocorrido de fato. Segundo a nota divulgada, eles receberam vídeos mostrando uma movimentação suspeita dos jornalistas e decidiram investigar.
"Fomos buscando informações com jornalistas que estavam no local, alguns falaram da movimentação, outros chegaram a informar que estava tudo ocorrendo normalmente. Checamos que havia grande movimentação policial no local e houve o lock-out, proibindo a entrada no centro", começou o texto.
"Conforme as informações foram chegando, de que a polícia havia saído do local, fomos informando aqui no X em novos posts. Porém, o inicial já havia estourado em visualizações, o que é normal, pela gravidade da notícia."
Por fim, concluiu-se que a movimentação foi decorrente de uma "ação pontual", principalmente devido ao que aconteceu mais cedo com o sistema ferroviário, quando três incêndios foram registrados ao redor dos trilhos de trens de altas velocidades em Paris.
O ministro do Transporte da França, Patrice Vergiete, anunciou que o sistema tinha sido alvo de um "ataque massivo". As autoridades tratam o ato como "coordenado e criminoso". Não houve vítimas, apesar de cerca de 800 mil passageiros terem sido afetados.
O Surto Olimpíco pediu desculpa pelo ocorrido. "Infelizmente fomos acusados de propagar fake news, mas não colocaríamos sem checar antes. Admitimos que aconteceram erros no processo e não iremos cometê-los de novo. Pedimos a todos desculpas por não termos sido tão claros, mas isso serviu de aprendizado", cravou.
A informação também foi desmentida pelo jornalista recifense Victor Pereira. "Até as 16h45 [horário local]/11h45 [horário de Brasília], tudo flui tranquilamente aqui em Paris para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024. Informação sobre uma suposta evacuação do Centro de Imprensa é falsa! Temos colegas que estão, neste momento, trabalhando normalmente", escreveu.
Na quarta-feira (24), a correspondente da Band Sonia Blota de fato teve sua cobertura da Olimpíada interrompida por uma ameaça de bomba. Ela estava na frente do Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Olimpíada
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.