Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

JOGO VIRA

Briga de programas policiais no Ibope já virou novela melhor que Mania de Você

REPRODUÇÃO/SBT, RECORD E BAND

Montagem com José Luiz Datena no Tá na Hora à esquerda, Luiz Bacci no Cidade Alerta no centro e Joel Datena no Brasil Urgente à direita

José Luiz Datena no Tá na Hora, Luiz Bacci no Cidade Alerta e Joel Datena no Brasil Urgente

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2025 - 6h10

Com reviravoltas de fazer inveja a Mania de Você, a guerra dos programas policiais no Ibope se converteu na melhor novela exibida atualmente pela TV brasileira. Com direito a helicópteros e cenas de ação mais empolgantes do que as do folhetim da Globo, a briga entre Tá na Hora, Brasil Urgente e Cidade Alerta rende até nos bastidores --especialmente com as recentes reformulações dos departamentos de Jornalismo do SBT e da Record.

A disputa pelo público nos finais de tarde já rendeu momentos dignos dos folhetins de Janete Clair (1925-1983). Afinal, com sua ida para a emissora de Silvio Santos (1930-2024), o apresentador José Luiz Datena passou a disputar cada décimo de audiência contra o próprio filho, Joel Datena.

O protagonista até aqui, no que se refere aos números de audiência, é mesmo Luiz Bacci. Até agora, ele não perdeu (ao menos, na média geral) para a família Datena. Ele também é responsável por viradas com que o autor João Emanuel Carneiro sonha para a sua produção.

Afinal, Bacci já chegou a pegar o Cidade Alerta em quarto lugar no Ibope e conseguiu levá-lo à vice-liderança em questão de minutos. Sua atual pedra no sapato é o Fofocalizando, que consegue beliscar o segundo lugar no Ibope durante a exibição de O Rico e Lázaro --especialmente durante o "papo de janela" entre Leo Dias e Datena.

Mas, como o Notícias da TV havia revelado, o Cidade Alerta chega a dar um salto de 44% em relação ao folhetim de Paula Richard, ampliando essa vantagem em mais de 18,4% com o início da edição local.

Batalha no céu de São Paulo

O céu de São Paulo se tornou um dos campos de batalha entre o Tá na Hora, Brasil Urgente e Cidade Alerta. Não à toa, Bacci frequentemente lembra o público da Record que a emissora é a única a sobrevoar a região metropolitana com dois helicópteros em busca de ocorrências.

O braço direito de Datena no SBT é justamente o comandante Hamilton, com entradas diretamente de sua aeronave. A Band também voltou a disponibilizar o veículo para a equipe do Brasil Urgente em outubro de 2024, em uma estratégia para torná-lo mais competitivo.

Mania de Você também teve o seu helicóptero, mas acabou virando piada nas redes sociais. O público não comprou os efeitos especiais utilizados para mostrar a queda de Viola (Gabz) em alto-mar.

Orações por São Pedro

Os dias de chuva são um transtorno para a capital paulista, mas fazem a "felicidade" dos programas policiais. Em geral, os três apresentam performances acima da média com a prestação de serviço sobre os impactos na cidade. Cobrindo a folga de Datena, Bruno Peruka chegou a prometer --e cumprir-- que iria ao SBT de metrô para mostrar os transtornos vividos pela população durante as tempestades de verão.

Bastidores intensos

A briga por audiência não acontece só em frente às câmeras, especialmente com o SBT promovendo mais uma reformulação em seu departamento de Jornalismo. Algumas demissões, porém, se tornaram especialmente ruidosas nos últimos dias --caso de Márcia Dantas, que chegou a se emocionar nas redes sociais ao se despedir da casa que a acolheu durante nove anos.

A Record igualmente mexeu em sua equipe, cortando até mesmo profissionais premiados. Os cortes atingiram todas as Redações da emissora, com o objetivo de se preparar financeiramente para a chegada do Brasileirão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.