Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Atriz de mais de 30 novelas, Eva Todor morre aos 98 anos de pneumonia

Reprodução/TV Globo

A atriz Eva Todor durante depoimento que deu ao programa Domingão do Faustão em 2013 - Reprodução/TV Globo

A atriz Eva Todor durante depoimento que deu ao programa Domingão do Faustão em 2013

REDAÇÃO

Publicado em 10/12/2017 - 11h45

Fora das novelas desde 2012, quando interpretou Dália em Salve Jorge, Eva Todor morreu neste domingo (10) aos 98 anos. A atriz enfrentava problemas de saúde desde o começo do ano, e sua morte ocorreu em decorrência de pneumonia. Com mais de 80 anos de carreira, ela vivia reclusa havia quatro anos em sua casa no Rio de Janeiro.

A veterana havia sido internada em março, mas estava em tratamento domiciliar desde setembro. Eva foi diagnostica com Mal de Parkinson há alguns anos. Sofria de Alzheimer e tinha problemas cardíacos. Antes da trama de Gloria Perez, seus trabalhos anteriores na TV foram a série As Brasileiras (2012) e a novela Ti Ti Ti (2010).

A atriz começou a carreira no teatro nos anos 1930. Estreou no cinema no filme Os Dois Ladrões (1960). Entre os trabalhos de destaque na TV estão Locomotivas (1977), Coração Alado (1980), Partido Alto (1984), Top Modelo (1989) e O Cravo e A Rosa (2000). Ela fez mais de 30 novelas. Começou na TV Tupi em 1961.

A autora Gloria Perez foi uma grande parceira da veterana nas útimas duas décadas. Elas trabalharam juntas em Hilda Furacão (1998), América (2005), Caminhos das Índias (2009) e Salve Jorge. 

Eva se consagrou nas comédias. Batizada como Eva Fódor Nolding, a húngara veio para o Brasil com os pais na infância, fugindo das dificuldades da Europa pós-guerra. Começou nos palcos como bailarina. 

"Não decidi ser atriz. Decidiram por mim. Meus pais, como bons húngaros, tinham a mania de arte e achavam que toda pessoa devia ter uma educação ligada à arte", disse em entrevista ao Memória Globo. 

O velório público da atriz será realizado amanhã (11) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre 9h e 11h. Ela será cremada. Eva era viúva e não tinha filhos.  

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.