Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Aniversariante, Jornal Hoje ficou fora do ar em SP durante sete anos

Memória Globo

William Bonner e Cristina Ranzolin no Jornal Hoje em 1994, quando voltou a ser exibido em SP - Memória Globo

William Bonner e Cristina Ranzolin no Jornal Hoje em 1994, quando voltou a ser exibido em SP

THELL DE CASTRO

Publicado em 24/4/2016 - 15h46

O Jornal Hoje completou 45 anos na última quinta-feira (21), mas não visto em São Paulo durante todo esse tempo. O telejornal deixou de ser exibido no principal mercado do país entre 1990 e 1994, quando a Globo priorizou o local São Paulo Já, comandado por Carlos Nascimento, que tinha a proposta de desengessar o jornalismo da emissora.

O Hoje foi exibido pela primeira vez no dia 21 de abril de 1971, com apresentação de Léo Batista, mas somente para o Rio de Janeiro, já que a rede nacional ainda engatinhava. Apenas em junho de 1974 o telejornal passou a ser exibido para todo o Brasil. Assim, ficou fora do ar no Estado de São Paulo durante sete anos.

Com a estreia do São Paulo Já, a Globo pretendia implantar um novo formato de jornalismo, que serviria de base para todos os noticiários, possibilitando maior dinamismo, participação de repórteres ao vivo de vários pontos da capital e das afiliadas do interior, inclusive de helicóptero, o que era novidade na época, além de comentaristas especializados, como Percival de Souza (segurança) e Joelmir Beting (economia). A ideia era ter maior descontração, fugindo do tom formal que predominava.

Carlos Nascimento no São Paulo Já em 1990

O SP Já estreou em 9 de julho de 1990. O projeto foi desenvolvido pelo então vice-presidente de operações da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), e pelo então diretor da Central Globo de Jornalismo, Alberico Souza Cruz. Foram investidos 20 milhões de cruzeiros e envolvidos 403 profissionais.

A Globo fez uma pesquisa junto ao público para escolher o âncora. O mais indicado foi Carlos Nascimento, que havia deixado a emissora três anos antes e passado pela Cultura e Record. Ele voltou à emissora na função de âncora, com liberdade para opinar, conversar com repórter e entrevistados, entre outras funções. Nomes como Augusto Xavier e Carlos Tramontina também participavam da bancada.

"O público exige uma velocidade que, tecnicamente, a TV pode ter, mas que não vinha praticando. Essa mudança vai ser boa também no sentido de fazer as pessoas se mexerem", disse Nascimento, então com 35 anos, à Folha de S. Paulo de 8 de julho de 1990.

O São Paulo Já tinha duas edições. A primeira, na hora do almoço, substituiu o Jornal Hoje no Estado de São Paulo. A segunda, mais curta, era exibida antes do Jornal Nacional, no tradicional horário dos noticiários locais até o final dos anos 1990. Para não deixar os telespectadores paulistas sem informações nacionais e internacionais, tais notícias eram mescladas ao conteúdo local.

Na época, o Jornal Hoje era apresentado por nomes como Márcia Peltier, Cláudia Cruz e Augusto Xavier, diretamente do Rio de Janeiro.

Nascimento na bancada do Jornal Hoje em 1999

Em 1994, foi feita nova reformulação no jornalismo global e o São Paulo Já assumiu um novo horário, alinhado com outros telejornais locais da emissora. Com isso, o Jornal Hoje, então ancorado por William Bonner e Cristina Ranzolin e com novo projeto visual e editorial, voltou a ser exibido para o Estado de São Paulo a partir de 4 de abril.

O São Paulo Já não teve vida longa. Foi exibido até 11 de maio de 1996, quando o SP TV voltou para ocupar o lugar que tem até os dias atuais.

Desde 1999, o Jornal Hoje passou a ser exibido diretamente de São Paulo para todo o Brasil, diretamente da recém-inaugurada sede da Globo na capital paulista. O apresentador, por coincidência, também passou a ser Carlos Nascimento, que ficou no cargo até 2004, quando foi para a Band.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.