Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ROBERTO BOMFIM

Aguinaldo Silva revela que ator bebeu para estrangular Julia Lemmertz em cena

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Julia Lemmertz com expressão de medo, sendo segurada pelo ator Roberto Bomfim em cena de Otelo de Oliveira

Julia Lemmertz e Roberto Bomfim em cena do especial Otelo de Oliveira (1983), de Aguinaldo Silva

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2024 - 14h00

Aguinaldo Silva revelou várias histórias de bastidores da televisão em seu livro mais recente, chamado Meu Passado me Perdoa: Memórias de uma Vida Novelesca, lançado neste mês pela editora Todavia. Em um dos capítulos, o autor lembra uma cena marcante de uma produção de sua autoria. Ele conta que o ator Roberto Bomfim bebeu "umas e outras" para uma cena em que seu personagem estrangulava uma mulher, interpretada por Julia Lemmertz.

A produção em questão era Otelo de Oliveira, um especial da Globo veiculado na faixa chamada de Quarta Nobre, em 1983. Aguinaldo Silva chama o programa de teleplay, um formato criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor-geral e vice presidente de operações da Globo.

Otelo de Oliveira foi uma adaptação de Otelo, obra de William Shakespeare (1564-1616). Na versão de Aguinaldo Silva, Otelo (Roberto Bomfim) era o diretor de harmonia de uma escola de samba.

O especial foi um dos primeiros trabalhos de Julia Lemmerz na Globo. Ela tinha 20 anos na época e interpretou a jovem e inocente Desdêmona na trama.

Segundo Aguinaldo Silva, havia uma sequência especialmente difícil no roteiro, e Bomfim, um tanto apreensivo com a responsabilidade que teria, se preparou de uma maneira peculiar.

"Na violenta cena em que Otelo estrangula a inocente Desdêmona, Roberto Bomfim, sabendo que iria enfrentar uma barra-pesadíssima --Julia era praticamente uma menina--, bebeu umas e outras para tomar coragem", contou ele.

O autor ainda revelou que o ator foi intenso demais na cena, e a expressão de medo da atriz não foi apenas fruto de uma ótima performance dramática.

"Durante a gravação, por pouco [Bomfim] não estrangulou para valer a atriz, cuja reação absolutamente realista de pavor, chocante até hoje, não é apenas fruto de sua atuação --é a mais pura verdade", declarou. A cena pode ser vista no site Memória Globo.

Procurado pelo Notícias da TV, o ator não respondeu às tentativas de contato. Caso se pronuncie, este texto será atualizado.

Tanto Julia quanto Bomfim trabalharam em outras tramas de Aguinaldo Silva após este episódio. Ela fez Porto dos Milagres (2001) e Fina Estampa (2011), e ele fez Tieta (1989) e Império (2014).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.