VOCÊ SE LEMBRA?
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Anúncio da Philco, popular em 1995: bom humor para atrair o consumidor
Quem não se lembra dos slogans "Tem coisas que só a Philco faz para você" e "Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros", eternizado pela Semp Toshiba? Sucesso na década de 1990, essas frases acompanharam comerciais históricos, que estão até hoje na memória dos telespectadores.
A tradição de anunciar novas linhas e modelos de televisores na TV, ou apenas enfatizar as marcas na cabeça do consumidor, passou a ganhar força na década de 1960, quando os aparelhos eram em preto e branco. Quem viveu aquela época irá recordar os anúncios dos televisores Colorado RQ, marca popular que teve Pelé como garoto-propaganda na década de 1970, e da TV GE Máscara Negra com o cantor Zé Kéti (1921-1999), autor da marchinha de mesmo nome.
Mas foi a partir da década de 1980 que surgiram os comerciais de televisores mais marcantes e lembrados até hoje. É o caso dos primeiros anúncios das TVs Philips com som estéreo e das TVs Mitsubishi com garantia até a próxima Copa do Mundo, que ganharam destaque a partir de 1986.
Com a ajuda de canais independentes do YouTube, o Notícias da TV reuniu sete comerciais de aparelhos de TV que marcaram época para você testar a sua memória e viajar pelo túnel do tempo. Os vídeos seguem a ordem cronológica dos anúncios:
Com imagem em preto e branco, o televisor GE Escort se tornou sonho de consumo dos brasileiros na década de 1960. O apelido de Máscara Negra surgiu por conta da tela preta do produto. Segundo o fabricante, essa característica trazia vários benefícios: mesmo contraste de dia e de noite, filtro do excesso de luz para não cansar a visão e fim dos reflexos que atrapalhavam a imagem.
O apelo de ser um televisor portátil, algo pouco comum na época, além da rapidez para ligar, também foram destaques neste comercial de TV. A maior sacada foi convidar o cantor Zé Kéti, que ficou famoso com a marchinha Máscara Negra, para apresentar o produto em clima carnavalesco. A cara dos anos 1960!
Com a chegada da TV em cores em 1972, as propagandas de televisores ficaram mais ousadas. Símbolo sexual na época, a modelo e atriz Alcione Mazzeo, que foi casada com Chico Anysio (1931-2012) e é mãe do humorista Bruno Mazzeo, provocava o telespectador ao apresentar a linha de televisores Telefunken em 1976.
Na tela, o consumidor via a linha Pal Color, que prometia alta fidelidade de som e imagem, em modelos de 14 a 26 polegadas. O tom do comercial era para lá de sensual, algo que pegaria mal nos dias atuais.
Em 1983, a Philco não economizou na contratação de grandes artistas para o comercial de sua nova linha de TVs. Na tela, estavam nomes como Chacrinha (1917-1988), Grande Otelo (1915-1993), Cauby Peixoto (1931-2016), Sandra Bréa (1952-2000), Mário Lago (1911-2002) e até o macaco Sócrates, do humorístico O Planeta dos Homens (1976-1982), da TV Globo, aplaudindo os novos modelos com tecnologia Hitachi.
No anúncio, eram divulgados quatro modelos, dois deles de 20 polegadas. Em destaque, recursos como sintonia de canais digital eletrônica, tecla para videocassete e controle simultâneo de cor, brilho e contraste, chamado pelo fabricante de Tricontrol.
Em 1986, a Philips lançou a famosa TV Trendset 20 polegadas Stereo Espacial, que inovava ao oferecer som estéreo, variedade de conexões e uma gavetinha para guardar o controle remoto. Inspirado nos videoclipes da época, o comercial de TV apresentava a novidade em clima futurista, com o slogan "Bem-vindo ao futuro, bem-vindo a Philips", que também é lembrado até hoje.
A partir de 1987, a extinta TV Manchete foi a primeira a ter som estéreo regularmente na programação. E a Philips se tornou um dos principais anunciantes da emissora, com a propaganda da TV Trendset sendo repetida várias vezes ao dia. Além disso, eram exibidas mensagens de texto durante os programas, lembrando que os telespectadores poderiam acompanhar as atrações em dois canais de áudio se já tivessem o novo modelo da Philips.
No início da década de 1990, a Semp Toshiba lançou uma série de divertidos comerciais com o slogan "Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros". A campanha deu tão certo que é lembrada pelos telespectadores até hoje.
Quase sempre os anúncios brincavam com as diferenças culturais entre japoneses e brasileiros, enfatizando a rigidez dos orientais, que precisavam se adaptar à leveza e à descontração dos costumes do Brasil com muito jogo de cintura. E detalhe: diferentemente das criações anteriores, os televisores só aparecem na tela de maneira bem rápida no final do comercial. Afinal, o mais importante mesmo era destacar a marca e reforçar a ideia do slogan.
Tão popular quanto o da rival Semp Toshiba, o slogan "Tem coisas que só a Philco faz para você" também fez muito sucesso nos anos de 1990 e foi aproveitado em uma série de comerciais da marca. Um dos mais lembrados foi lançado em 1995 para divulgar a linha Duetto, que juntava as funções de televisor e videocassete em um único aparelho.
A divertida propaganda de TV era protagonizada por dois índios, pai e filho, com a missão de mostrar ao telespectador que a linha Duetto oferecia opções com tela pequena, de 14 polegadas, ou grande, de 20. Politicamente incorreto para os dias de hoje, o anúncio marcou época.
Nada de belas atrizes ou comerciais sofisticados e futuristas. A estratégia adotada pela Mitsubishi em seus comerciais de televisores era outra. A partir da Copa do Mundo de 1986, a marca começou a chamar técnicos da Seleção Brasileira para divulgar seu principal apelo de vendas: a garantia de quatro anos para a linha de TVs, que valia até o próximo Mundial.
O fabricante continuou com a mesma estratégia nos anos de 1990. O ápice aconteceu em 1996, quando Telê Santana (1931-2006), que já era o garoto-propaganda da marca em 1986, e Zagallo estrearam juntos o comercial das TVs Mitsubishi com garantia até o final da Copa de 2002, que adicionava quase dois anos em relação às campanhas anteriores. Bons tempos!
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