Ultra-alta definição
Divulgação/Fifa
O zagueiro brasileiro David Luiz impede gol da Espanha na final da Copa das Confederações, em 2013
DANIEL CASTRO
Publicado em 22/5/2014 - 15h09
A Net e a Globosat (SporTV) fecharam hoje (22) um acordo para transmitirem três jogos da Copa do Mundo em 4K, nova tecnologia que oferece imagem quatro vezes mais definida do que o atual full HD. As transmissões serão para todo o território nacional, em várias cidades ainda não definidas, e não apenas para as sede da Copa. Somente convidados terão acesso às exibições, que serão feitas em locais fechados. Donos de televisores 4K não conseguirão sintonizar as transmissões porque é necessário uma caixa decodificadora nova.
Além da Net, outras operadoras poderão fechar acordo com a Globosat para fazerem demonstrações da ultra-alta definição. A Globo também transmitirá três jogos da Copa, mas apenas para locais fechados o Rio de Janeiro. Usará uma rede de internet de alto desempenho da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), entidade financiada pelo governo federal.
Tanto Globo como Globosat veicularão os mesmos jogos, todos disputados no Maracanã. Serão um das oitavas-de-final, em 28 de junho, outro das quartas de final, em 4 de junho, e a grande final, em 13 de junho.
A tecnologia 4K (ou ultra-HD) é a aposta da indústria de televisores para os próximos anos. Sua grande vantagem é a qualidade da imagem. O avanço da tecnologia, no entanto, esbarra na necessidade do desenvolvimento de compressores de sinais. Isso porque, para fazer uma transmissão em sinal aberto de 4K, cada rede de TV precisaria de duas concessões.
LEIA TAMBÉM:
Globo fará transmissão da Copa em 4K via internet e com atraso
No ano da Copa, Neymar desbanca Gianecchini no intervalo comercial
Na reta final, Avenida Brasil desbanca líder da TV argentina
Transa entre Laerte e Luiza não levanta audiência de Em Família
Desesperada, Record procura novos quadros para salvar Sabrina Sato
Globo se 'esquece' de cicatriz de Gianecchini, e novela tem correria
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.