Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PETER GRAVES

Tom Cruise? Conheça o astro que fez história com Missão: Impossível há 50 anos

Divulgação/CBS

Peter Graves em cena da série Missão: Impossível

Peter Graves em cena da série Missão: Impossível; ator comandou franquia antes de Tom Cruise

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2023 - 6h20

Um dos maiores astros de Hollywood, Tom Cruise viu seu nome virar sinônimo da série de filmes de Missão: Impossível. Seu personagem Ethan Hunt tornou-se ícone de longas de ação ao lado de outros como James Bond (007), John McClane (Duro de Matar) e John Rambo (Rambo), mas o que muitos fãs não sabem é que outro ator fez história com a franquia há 50 anos.

Antes do lançamento de Missão: Impossível (1996), primeiro filme estrelado por Cruise como Ethan Hunt, a franquia já era uma das obras mais importantes da TV norte-americana. Isso porque o longa era uma releitura de série exibida entre os anos 1960 e 1970 que virou fenômeno na rede CBS.

Com 171 episódios, Missão: Impossível (1966-1973) foi um dos expoentes da TV dos Estados Unidos em uma época na qual séries sobre espiões dominavam a programação. Títulos como O Agente da UNCLE (1964-1968), Danger Man (1964-1967) e Agente 86 (1965-1970) eram sucesso de audiência, sendo que o primeiro e o terceiro também ganharam versões para o cinema décadas depois.

Nenhuma, no entanto, teve tanta repercussão ou ficou no ar mais tempo do que Missão: Impossível. E o principal nome ligado à franquia antes de Tom Cruise foi Peter Graves (1926-2010), responsável por interpretar o agente James Phelps, chefe da divisão que realizava missões "impossíveis".

Graves se juntou ao elenco a partir da segunda temporada para substituir Steven Hill (1922-2016), que saiu por problemas nos bastidores após apenas um ano na atração. Com o novo líder, a série deslanchou e ganhou o coração do público, permanecendo no ar durante sete temporadas.

DIVULGAÇÃO/CBS

Missão: Impossível

Peter Graves e Leonard Nimoy

O destaque de Graves em Missão: Impossível foi tão grande que ele muitas vezes ofuscou Martin Landau (1928-2017) e Barbara Cain, dupla que vivia os principais agentes da trama, Rollin Hand e Cinnamon Carter. Casados na vida real, os atores tinham carreiras consolidadas no cinema --principalmente Landau, que viria a vencer o Oscar em 1995.

O personagem Rollin Hand era considerado um mestre do disfarce, assim como o Ethan Hunt de Tom Cruise. Ao longo das três temporadas em que esteve no elenco, Landau utilizou vários sotaques estrangeiros em subsequentes múltiplas caracterizações, o que lhe rendeu três indicações consecutivas ao Emmy.

O último episódio da série de Missão: Impossível foi ao ar há exatos 50 anos, em 30 de março de 1973. A franquia ainda ganharia um revival nos anos 1980, mas a produção não teve a mesma repercussão que a original e foi cancelada após duas temporadas.

Do elenco original, apenas Peter Graves retornou como James Phelps para liderar um novo time de novatos, enquanto outros atores da série sessentista retornaram em participações especiais. O personagem também foi a único da série a ser levado para o cinema no filme de 1996, no qual foi interpretado pelo vencedor do Oscar Jon Voight (Ray Donovan).

Consolidada como uma das grandes franquias de ação do cinema, Missão: Impossível já tem data para retornar. Intitulado Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1, o sétimo longa estrelado por Tom Cruise tem estreia marcada para julho deste ano. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.