De paquita a meretriz
Divulgação/Multishow
Monique Alfradique se prepara para fazer pole dance na série A Segunda Vez, do canal pago Multishow
PAULO PACHECO, no Rio de Janeiro
Publicado em 2/8/2014 - 3h36
Atualizado em 2/8/2014 - 5h00
Ex-paquita de Xuxa Meneghel, a atriz Monique Alfradique, 28 anos, mostrará definitivamente que cresceu. Ela viverá uma prostituta em A Segunda Vez, série do canal pago Multishow que estreia no próximo dia 11, às 22h30. Com cenas de sexo e nudez, ela encarna um papel bem diferente de quando era assistente da apresentadora da Globo no Xuxa Park e no Planeta Xuxa (1999), aos 13 anos, e de quando fez seus primeiros comerciais, quando tinha apenas 9.
"Lógico que me lembro [dos tempos de paquita]. Era uma criança. É óbvio que, com a idade, os personagens vão chegando conforme a sua maturidade e como você consegue encarar. Acho isso muito relativo à sua bagagem", diz Alfradique ao Notícias da TV.
Em A Segunda Vez, Alfradique interpreta Luiza, filha de pai alcoólatra que batia na mulher. Inconformada, saiu de casa aos 15 anos e faz programa para realizar seu sonho, estudar psicologia. Logo em sua primeira aparição, ela beija Carla (Letícia Persiles) no carro de Raul (Marcos Palmeira). Alfradique esclarece que a prostituta, entretanto, não é gay.
"A minha personagem não é homossexual, mas acontecem situações que propiciam isso. Elas são amigas, mas não nutrem um amor, nada disso. A Luiza tem um foco maior, os estudos. Ela tem um problema com a família muito grande que foi o que a impulsionou a sair de casa. O pai dela é alcoólatra, batia na mãe, e ela assistia àquilo sem poder fazer nada, porque a mãe era muito submissa a tudo isso", explica a atriz.
Acostumada a interpretar mocinhas, Alfradique visitou boates e conversou com prostitutas para viver sua primeira garota de programa. Nas casas eróticas, saiu emocionada com as histórias de garotas que, como Luiza, deixaram a família para alcançar um sonho.
"Conversei com elas e saí muito mexida. Eu precisava dessa emoção para fazer as cenas, porque a Luiza foi um personagem muito desafiador. Ninguém nunca tinha proposto para mim, eu sempre fazia as mocinhas, é um drama muito forte e ousado", avalia.
Para construir a personagem, Alfradique também teve aulas de pole dance para segunda fase da trama, em que ela trabalha no bar de Raul. Nas cenas de nudez, o diretor César Rodrigues deixou o set de filmagem praticamente vazio. A performance surpreendeu os colegas. Marcos Palmeira, por exemplo, disse que ela ficou "muito à vontade" como garota de programa.
"Totalmente nua nós não estávamos. Usamos tapa-sexo frontal ou lib nos seios, mas nem sempre tinha. O diretor tirava algumas pessoas do set, só ficavam ele e o câmera ali. Eu fazia [pole dance] e ficava uma cara horrível, de sofrimento. Saía roxa, ralada. Fiz alguns rodopios, não muitos, com auxílio da minha professora. Não continuo fazendo, parei (risos). Meu corpo deu uma definida, ajudou a fazer a Luiza", afirma.
De contrato renovado com a Globo por mais três anos, Monique Alfradique está longe das novelas desde 2012, quando interpretou Beatriz Lobo em Fina Estampa. A atriz se prepara para retornar à emissora no final do ano, mas não sente falta da TV aberta.
Além da série no Multishow, ela está em cartaz na comédia peça Qualquer Gato Vira-Lata: "Estou bem realizada agora com o teatro. [Sobre o novo trabalho na Globo,] não dá para falar agora. No final do ano".
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.