Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia nesta sexta

Primeiro herói negro protagonista na TV, Luke Cage promove justiça racial

Divulgação/Netflix

O ator Mike Colter em Luke Cage; super-herói negro da Marvel é à prova de bala - Divulgação/Netflix

O ator Mike Colter em Luke Cage; super-herói negro da Marvel é à prova de bala

JOÃO DA PAZ

Publicado em 29/9/2016 - 6h02

Policiais norte-americanos já mataram 174 negros neste ano, de acordo com o jornal The Washington Post. Os protestos contra esse tipo de violência vêm crescendo desde 2012. Na semana passada, a cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, decretou toque de recolher após manifestações contra o assassinato de um homem negro abordado pela polícia. Nesse cenário, a Netflix lança Luke Cage, a primeira série de super-herói protagonizada por um negro. Os 13 episódios da primeira temporada estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (30).

Luke Cage é um ex-presidiário que sintetiza as injustiças sofridas pelos negros. Preso por um crime que não cometeu, descobre na cadeia que possui superpoderes: uma força descomunal e a pele impenetrável _ou seja, ele é à prova das balas da polícia. Seu figurino, um moletom com touca, remete a Trayvon Martin, morto por um policial em 2012, aos 17 anos. Martin vestia uma blusa similar à de Cage. Na história em quadrinhos que gerou a série da Marvel/Netflix, Luke Cage usava uma jaqueta amarela.

Por fim, o Luke Cage interpretado por Mike Colter combate o crime no Harlem, um bairro de negros em Nova York. Já apresentado na série Jessica Jones, Cage vai virando super-herói aos poucos e se revela com uma personalidade muito mais complexa do que aparenta. Diferentemente de outros outros super-heróis, não está em busca de vingança de um algoz _como Batman, obstinado por descobrir quem matou os pais. 

reprodução/netflix

Bandido quebra a mão após desferir soco no rosto de Luke Cage em série da Netflix

Corrupção na política

Além do racismo e da violência em um bairro pobre, Luke Cage aborda outros temas contemporâneos. Um deles é a corrupção, personificada pela vereadora Mariah Dillard, personagem da atriz Alfre Woodard. Mariah é moradora do Harlem e luta pela revitalização do bairro, apesar de ter nojo dos vizinhos _durante uma ação em um parque, ela lava as mãos com álcool em gel após tocar em crianças.

Mariah é prima do bandido negro Cornell Stokes (Mahershala Ali, de House of Cards), conhecido como Cottonmouth. Os dois têm negócios escusos, sob a fachada de uma boate. Stokes é chefe de uma organização de tráfico de armas.

O viúvo Cage apareceu na Netflix pela primeira vez na série Jessica Jones. Ele e a heroína tiveram um caso rápido, depois brigaram e tomaram rumos diferentes. Cage ficou pobre após a explosão de seu bar. Atualmente, trabalha como lavador de pratos em uma boate e faz trabalho braçal em uma barbearia. A nova série sequer cita o nome de Jessica nos primeiros episódios. Há apenas uma rápida lembrança de sua existência;

O herói começa sua jornada impedindo que bandidos roubem e machuquem um casal dono de um restaurante. De cara, os criminosos ficam incrédulos com a coragem de Cage, pois eles são quatro contra um. O líder do grupo ordena que um dos capangas o destrua na porrada, mas ele quebra a mão ao desferir um golpe no rosto de Cage, que, em seguida, sai ileso de uma saraivada de balas. Luke Cage é um herói que não vai atrás dos vilões _ele os encontra acidentalmente.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.