Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HBO MAX

Planeta dos Abutres: Hipnotizante, série é aventura sombria de tirar o fôlego

REPRODUÇÃO/HBO MAX

Cena de Planeta dos Abutres

Cena de Planeta dos Abutres; animação adulta da HBO Max é capaz de arrancar suspiros e lágrimas

GIULIANNA MUNERATTO, de Nova York

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2023 - 6h20

Nova série animada de ficção científica da HBO Max, Planeta dos Abutres leva ao público uma experiência nunca antes vista. Suspense arrebatador, a obra segue membros sobreviventes da tripulação de um cargueiro espacial danificado, que encalhou em um planeta belo, porém bastante hostil.

À medida que o pequeno grupo descobre a verdadeira natureza do lugar onde estão presos, eles devem fazer tudo ao seu alcance para sobreviver tempo suficiente para escaparem ou serem resgatados. 

A história apresenta Azi (Wunmi Mosaku), que anda em uma motocicleta e trabalha ao lado de um alegre robô chamado Levi (Alia Shawkat). Em outro lugar do planeta está a dupla sensata de Sam e Ursula (Bob Stephenson e Sunita Mani), e também há Kamen (Ted Travelstead), que está sozinho.

Cocriada e produzida por Joe Bennett e Charles Huettner, a série é uma adaptação do curta Scavengers de 2016, que foi o pontapé para criar todo o universo fantástico desse que, em poucos episódios, se consagra como um dos melhores projetos do ano.

"Todo o conceito do programa é: você está preparado para mudar diante da adversidade ou vai colocar uma guarda em si e morrer por lutar contra tudo o que deve mudar? Cada personagem tem que passar por suas próprias grandes transformações, e algumas são até físicas, mas muitas são apenas uma transição espiritual realmente emocional", destrincha Huettner em entrevista ao Notícias da TV durante a New York Comic Con.

Os humanos, por boa parte da série, são a parte menos interessante, já que o mundo de Planeta dos Abutres é extremamente fascinante. O que inspirou tudo isso foi uma certa obsessão de Bennett por documentários sobre a natureza e suas facetas.

"É tudo uma maneira estranha de emular o que existe na natureza e tentar fazer sua própria versão disso. Esses personagens meio que operam algumas dessas criaturas como veículos, e há muitas influências da vida e de outras animações", destaca o animador. 

Quando os sobreviventes vão cada vez mais se entrelaçando com o ambiente a seu redor, a história ganha ainda mais vida, e as coisas ficam mais interessantes. Ao longo de 12 episódios curtos, porém, a série se torna forte, sangrenta e cada vez mais profunda, enquanto submete os personagens a jogos mentais intensos. 

Planeta dos Abutres provoca também o espectador, e o coloca contra a parede diante de situações e questões tão inusitadas, que desmancham a construção padrão de animações. "Algumas coisas saem subconscientemente, o certo e o errado. Mas nós conversamos sobre quebrar a ideia do que é o bem e o mal na natureza", explica Bennett.

Com uma impressão de que tudo ali pode, de fato, se tornar real, a série se sobressai em meio a tanta ficção científica sendo lançada, e se consagra como uma obra única. Planeta dos Abutres já tem três episódios disponíveis na HBO Max, e novos são lançados todas as quintas-feiras.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.