Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem mico

Oscar da TV, Emmy cria estratégia para evitar gafe do Miss Universo

Reprodução/Fox

Steve Harvey, ao lado da participante Ariadna Gutiérrez, corrige gafe no Miss Universo de 2015 - Reprodução/Fox

Steve Harvey, ao lado da participante Ariadna Gutiérrez, corrige gafe no Miss Universo de 2015

REDAÇÃO

Publicado em 17/9/2016 - 6h12

Considerado o Oscar da TV, o Emmy tem um plano para corrigir imediatamente um possível constrangimento igual ao que ocorreu no Miss Universo do ano passado. Na ocasião, o apresentador Steve Harvey cometeu uma gafe colossal. Ele simplesmente anunciou a miss errada como vencedora do concurso, e a falha só foi corrigida dois minutos depois, quando a segunda colocada de fato já estava com a coroa e com a faixa de vitoriosa no peito. Para a 68ª edição do Emmy, que acontece amanhã em Los Angeles (EUA), foi criado um esquema para o caso de uma situação semelhante.

O contador Andy Sale, responsável por cuidar dos envelopes do Emmy e mantê-los em segredo até o momento do anúncio, é a pessoa escalada para ser o herói. "Se um apresentador disser um nome errado, há um protocolo para corrigir isso. Eu subiria no palco, pegaria o envelope do apresentador, mostraria para todo o mundo e diria o nome correto", falou Sale em entrevista para a revista The Hollywood Reporter. "Graças a Deus, nunca foi necessário fazer isso", completou. O contador trabalha há 17 anos no Emmy e é funcionário da empresa de auditoria Ernst & Young.

Sale ficará de plantão escondido a poucos metros do palco. Sua missão será fiscalizar a contagem dos votos e zelar para que nenhum nome vencedor vaze antes da premiação. "O número de pessoas [que sabem os vencedores por antecipação] pode ser contado em uma mão", revela.

Há um cuidado extra no manejo dos envelopes, principalmente no transporte até o local do evento. Para prevenir possíveis ataques, vale até aplicar estratégias inusitadas. "Já houve situações no passado em que os envelopes foram entregues em um saco de guardar roupa suja", contou Sale.

Ele também falou sobre o processo de contagem dos votos, que desde o ano passado é feito online. Todos os 18.500 integrantes da Academia de Televisão norte-americana participam do processo. Antes disso, os votos eram contados manualmente, e Sale compartilhou um caso curioso. "Alguns anos atrás, a disputa pela categoria de melhor série de comédia foi decidida por um único voto. Passamos, literalmente, quatro dias fazendo várias vezes a recontagem manualmente, para ter a certeza do vencedor."

O Emmy de 2016 tem, ao todo, 113 categorias divididas em dois eventos. Realizado na semana passada, o Creative Arts premiou 86 vencedores em categorias técnicas. A cerimônia deste domingo (18), com transmissão ao vivo da Warner a partir das 20h, entregará os outros 27 troféus.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.