Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Perry Mason

O que a nova minissérie da HBO tem a ver com Seu Madruga e Chaves?

Montagem/Divulgação/FX/BBC

Os atores Matthew Rhys em The Americans e Tatiana Maslany em Orphan Black; agora estão na HBO - Montagem/Divulgação/FX/BBC

Os atores Matthew Rhys em The Americans e Tatiana Maslany em Orphan Black; agora estão na HBO

JOÃO DA PAZ

Publicado em 22/4/2019 - 6h08

Chegou o momento no qual é possível fazer uma conexão entre uma minissérie da HBO e o mexicano Chaves (1971-1980). O canal de Game of Thrones fará um drama com os vencedores do Emmy Matthew Rhys (The Americans) e Tatiana Maslany (Orphan Black) sobre Perry Mason, eternizado por Seu Madruga, que o chamou de Pede Mais Um.

Em Era Uma Vez Um Gato, episódio dividido em duas partes, um dos mais adorados pelos fãs de Chaves, o personagem vivido por Ramón Valdés (1923-1988) se atrapalhou ao falar o nome do icônico advogado. No original, Seu Madruga chamou o figurão de Perro Menso, algo como cachorro bobo/tonto. Na dublagem brasileira, ficou eternizado como Pede Mais Um, nome presente no imaginário do público.

Os atores Roberto Bolaños e Ramón Valdés no episódio Era Uma Vez Um Gato, de 1975

Entenda o caso: o Professor Girafales (Rubén Aguirre, 1934-2016) deu um gato para Quico (Carlos Villagrán), mas o bichano não aguentou ficar com o menino e fugiu. O filho de Dona Florinda (Florinda Meza) se deseperou ao descobrir que o pet morreu, atropelado pelo Chaves (Roberto Gómez Bolaños, 1929-2014). Cínico, ele se defendeu, dizendo que o acidente foi sem querer querendo. Quico refutou essa esquiva do colega e em meio a trocas de farpas, o Professor Girafales propôs um julgamento.

Foi aí que Seu Madruga disparou: "Isso, como nos programas de televisão daquele advogado, o Pede Mais Um". De bate-pronto, ele foi corrigido pelo professor sabichão: "Perry Mason!". Seu Madruga fez a confusão com o nome duas vezes.

Era Uma Vez Um Gato foi exibido pela primeira vez na Televisa em 1975. Na época, a série Perry Mason (1957-1966) já era clássica. No Brasil, o drama do advogado foi exibido pela Rede Record.

Perry Mason tem seu lugar na história por ter sido a primeira série com uma hora de duração feita para a TV, exibida na rede CBS. O personagem, um advogado criminal que defendeu, na maioria das vezes, clientes acusados de assassinatos, foi inspirado em uma criação do autor Erle Stanley Gardner (1889-1970).

Raymond Burr (1917-1993) deu vida a Perry Mason e foi indicado ao Emmy de melhor ator de série dramática ator por três vezes, ganhando duas: em 1959 (na 11ª edição do Oscar da TV) e em 1961.

Versão da HBO

Raymound Burr como Perry Mason na série homônima

Em 2016, a HBO anunciou que queria fazer uma produção sobre o famoso advogado criminal, desenvolvido pelo ator Robert Downey Jr. (Homem de Ferro). Foi decidido que a atração seria uma minissérie, escrita e produzida pela dupla Rolin Jones e Ron Fitzgerald (de Friday Night Lights). Fitzgerald será o showrunner.

Perry Mason será interpretado por Matthew Rhys. O brilhante advogado irá se deparar com um caso escandaloso, um sequestro de uma criança no ano de 1932, em Los Angeles. A série promete retratar uma época fervilhante na cidade californiana, que parecia ilesa à Grande Recessão, que assombrou os americanos na década de 1930.

Los Angeles era sede dos Jogos Olímpicos, a indústria cinematográfica se preparava para entrar na Era de Ouro e havia um movimento evangelístico forte. Entra em cena a personagem de Tatiana Maslany, irmã Alice, líder da Radiant Assembly of God (Assembleia Radiante de Deus), uma pregadora insaciável e altamente influente.

A personagem de Tatiana lembra uma evangelista da vida real. Fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, Aimee Semple McPherson (1890-1944) sacudiu Los Angeles entre os anos 1920 e 1930, com uma pregação potente e se aproveitando das ondas do rádio. Celebridade, ela ergueu o Angelus Temple em 1925 (de pé até hoje), que recebia mais de 10 mil pessoas quando Aimee liderava os cultos.

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas