Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Halt and Catch Fire

Melhor série esquecida da TV mostra como o PC e o Google surgiram

Imagens: Divulgação/AMC

Mackenzie Davis, a turrona Cameron Howe, na quarta temporada de Halt and Catch Fire - Imagens: Divulgação/AMC

Mackenzie Davis, a turrona Cameron Howe, na quarta temporada de Halt and Catch Fire

JOÃO DA PAZ

Publicado em 29/10/2017 - 7h03

A quarta e última temporada de Halt and Catch Fire, a melhor série esquecida da TV, estreia no Brasil nesta segunda-feira (30). Exibida pelo canal AMC, disponível apenas na Sky, o drama começa em 1983 e vai até meados dos anos 1990. Mostra como se desenvolveram os primeiros microcomputadores (PCs), o surgimento da internet comercial e até o Google. Elogiada pela crítica norte-americana, a série passa despercebida pelos brasileiros.

A revista The Atlantic, após cravar Halt and Catch Fire como um dos melhores dramas da chamada Peak TV (TV no Auge), até perdoou seus leitores que ainda não tinham assistido à atração. "Mas nunca é tarde para embarcar nessa maravilhosa despedida", avisou a publicação. A criteriosa revista Entertainment Weekly deu nota A- para a quarta temporada. A Variety disse que é "um bálsamo acompanhar a trama" da série.

Desde a primeira temporada, ambientada no Estado do Texas no começo dos anos 1980, Halt se propôs a contar a história dos bastidores da informática e mostrar os pioneiros dessa nova tecnologia. O ponto central é Joe MacMillan (Lee Pace), um ex-executivo de vendas da IBM. Em uma empresa em crise, ele lidera uma equipe que descobre a tecnologia por trás do primeiro computador pessoal da IBM.

Com Joe, estão John Bosworth (Toby Huss), vice-presidente sênior de sua nova empresa, e Gordon Clark (Scoot McNairy), engenheiro ousado que tentou montar um microcomputador, mas fracassou.

As mulheres na trama são Donna (Kerry Bishé), mulher de Gordon e também engenheira especializada em computação, e Cameron Howe (Mackenzie Davis), programadora que larga a universidade para se unir ao projeto de Joe _e os dois acabam se envolvendo em um romance.

Lee Pace (à esq.) e Scoot McNairy em cena Halt and Catch Fire: gênios à caça de novidades

Google nasce
Em dez anos de história, os personagens de Halt vivenciaram todas as novidades da computação. Mergulharam de cabeça na internet e até exploraram os jogos online. Também criaram produtos revolucionários para época, como um site de troca e venda de produtos, que depois se transformou em uma sala de bate-papo.

A quarta temporada se passa no meio da década de 1990, na Califórnia. Na última jornada do quinteto, o desafio é elaborar um sistema de pesquisa de sites online.

Naquele tempo, os mais vidrados por internet mantinham as URLs (endereços de sites) favoritas anotadas em folhas de papel. Inspirados nos antigos catálogos telefônicos, os gênios da série tentam criar um sistema de busca.

Halt and Catch Fire, assim, reproduz de forma ficcional o nascimento do Google, uma ferramenta indispensável no mundo de hoje.

Na série, duas empresas rivais assumem as árduas tarefas de catalogar todo o conteúdo da internet e montar algoritmos eficientes para as buscas.

De um lado, estão Joe e Gordon, com foco maior na compilação de sites, feita manualmente por dezenas de funcionários.

No outro time, estão Donna e John, concentrados em colocar no ar um site de busca infalível. E Cameron fica em uma balança, de lá para cá, buscando não se envolver muito nesses novos projetos dos amigos. Ela quer apenas curar a ressaca após seu jogo para PC fracassar.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.