COM JAMES MARSDEN
Divulgação/Amazon Freevee
Cena de Jury Duty; série de comédia surpreendeu ao ser indicada a quatro categorias no Emmy
Considerada uma das "azaronas" do Emmy 2023, Jury Duty surpreendeu ao receber quatro indicações à premiação --inclusive melhor série de comédia. Inédita no Brasil, a produção que simula um reality show e tem altas doses de improviso é exibida nos Estados Unidos pelo Freevee, plataforma gratuita de streaming da Amazon.
A atração simula um reality show que mostra um grupo de jurados escolhidos para um julgamento. O "protagonista" é Ronald Gladden, um empreiteiro especializado em painéis de energia solar. O diferencial é que ele não faz a menor ideia de que todos os outros são atores interpretando um roteiro.
Apesar de remeter às pegadinhas e câmeras escondidas, tão conhecidas no Brasil, a série vai muito além. Gladden é convocado para fazer parte do júri em um caso envolvendo uma empresa têxtil e um acidente trabalhista que causou prejuízos à fábrica.
Ele topa participar de um documentário que pretende mostrar como funciona um júri. Por isso, Ronald e os outros colegas gravam depoimentos e não estranham o fato de estarem sendo gravados o tempo todo.
Ronald não suspeita em momento algum que aquilo se trata de uma grande armação. Apesar de a série ter roteiros, os atores usam o artifício da improvisação para que as reações sigam de acordo com cada passo de Ronald --o objetivo é tornar tudo o mais verossímil possível.
Durante toda a gravação, ele se mantém sem contato com o mundo externo, pois supostamente se trata de um julgamento extremamente sigiloso. Há, no caso, uma celebridade: James Marsden (o Ciclope de X-Men, interpretando uma versão exagerada de si mesmo), então nenhuma informação pode vazar.
Todos passaram semanas juntos, 24 horas por dia, sem internet. No fim, quase que a série se tornou mesmo um reality, mas com uma articulação muito boa de diversos atores. O protagonista, inclusive, mantém contato com os colegas de elenco mesmo depois de descobrir a armação, e as amizades de um falso júri se mantiveram para além da mentira.
Jury Duty também foi indicada ao Emmy de melhor ator coadjuvante para James Marsden, melhor roteiro para Mekki Leeper e melhor elenco. "Inventiva", "genial" e "hilária" foram algumas das palavras usadas pelos críticos para descrever a atração.
A série foi criada por Lee Eisenberg e Gene Stupnitsky, ambos produtores executivos do The Office americano, então obviamente não poderia ser nada menos do que cômica e absurda ao mesmo tempo.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.