Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Insecure

Girls com negras, nova comédia da HBO quebra padrão branco da TV

Divulgação/HBO

A atriz Issa Rae em cena de Insecure; HBO trouxe do YouTube a protagonista da nova série - Divulgação/HBO

A atriz Issa Rae em cena de Insecure; HBO trouxe do YouTube a protagonista da nova série

JOÃO DA PAZ

Publicado em 8/10/2016 - 7h14
Atualizado em 8/10/2016 - 9h33

No ar a partir deste domingo, Insecure quebra o padrão predominante nas séries sobre a solteirice na vida adulta, como New Girl, Love e Girls. A nova comédia da HBO traz um mulher negra recém-chegada ao time das solteiras após dar um tempo em um relacionamento de quase uma década. As derrocadas e os prazeres do novo status são abordados na atração de forma raramente vista na TV.

Estrela no YouTube, a atriz Issa Rae é a protagonista. Ela interpreta Issa Dee, uma versão exagerada de si mesma. A personagem trabalha numa organização não-governamental chamada Estamos Juntos, que tem a missão de ajudar crianças carentes em Los Angeles. A cidade também serve como cenário para Love, da Netflix, mas os ambientes são bem diferentes entre uma série e outra.

Logo no primeiro episódio, Issa leva sua melhor amiga, a advogada Molly (Yvonne Orji), a um bar na periferia de Los Angeles. Elas só pretendem se divertir e paquerar. Acostumada com a alta sociedade, Molly torce o nariz ao chegar no local, mas é encorajada por Issa: "Metade dos caras que estão aqui são bonitos", dispara, ácida. 

divulgação/hbo

Na comédia Insecure, as atrizes Issa Rae e Yvonne Orji interpretam duas amigas inseparáveis 

As críticas e brincadeiras com a comunidade negra são constantes. Em entrevista no seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos), Issa disse torcer para que as pessoas se identifiquem com as situações e dilemas das protagonistas. "Queremos representar uma autêntica amizade entre duas mulheres negras", afirmou. 

Além da vida amorosa conturbada, Issa e Molly têm outra semelhança: trabalham rodeadas de pessoas brancas. Na entidade filantrópica, os colegas da protagonista constantemente fazem comentários racistas e sempre pedem que ela explique alguma gíria. Já Molly trabalha em uma firma de advocacia e se revolta ao receber a notícia de que uma colega (branca) vai se casar (com um negro).

A busca pelo amor verdadeiro e as inseguranças da vida adulta levam Insecure a uma inevitável comparação com Girls. A série novata pode pegar o vácuo que a produção premiada de Lena Dunham deixará quando terminar, em 2017. A nova atração tem qualidade para assumir o posto de principal comédia romântica da HBO, depois de Girls e Sex and The City (1998-2004), ambas com quatro mulheres brancas como protagonistas.

Descrita pela revista Entertainment Weekly como a "grande descoberta" da atual temporada de lançamento de séries, a fall season, Issa Rae tem um canal no YouTube com mais de 23 milhões de visualizações, tráfego gerado pela websérie que ela mesma criou, chamada The Misadventures of Awkward Black Girl (As Desventuras de uma Garota Negra Desajeitada). A atração online serviu de inspiração para a produção da TV.

Insecure estreia na madrugada de domingo (2) para segunda, à 0h30, na HBO.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.