Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

JUAN PABLO RABA

Galã colombiano quebra estereótipos e vive rito de passagem em Law & Order: SVU

Divulgação/NBC

Vestido com terno e gravata, Juan Pablo Raba está ao lado de um jovem negro com macacão de presidiário laranja em cena de Law & Order: SVU

Juan Pablo Raba (à esq.) com Keith Machekanyanga em Law & Order: SVU; longe do clichê

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 13/5/2025 - 16h00

O colombiano Juan Pablo Raba entrou na mira de Hollywood desde que viveu Gustavo Gaviria na série Narcos (2015-2017). Como boa parte dos atores latinos que tentam a sorte nos Estados Unidos, porém, ele luta para quebrar estereótipos e para provar que pode interpretar papéis que vão além dos clichês associados a todos aqueles que vêm do sul da fronteira. Por isso, quando foi chamado para viver um advogado em Law & Order: SVU, o galã não pensou duas vezes antes de topar o convite.

"Meu amigo David Graziano, showrunner de SVU, escreveu esse papel para mim. E isso é muito empolgante, me senti grato pela oportunidade. Porque, quando se é um latino nos Estados Unidos, as pessoas esperam certas coisas de você. Ou é um personagem extravagante, ou que fala alto, ou que vive para agradar à abuela...", desabafa o ator em conversa com o Notícias da TV.

Em SVU, Raba não precisou fazer nada disso. Ele dá vida a Andre Vaughn, advogado de defesa de Deonte Mosley (Keith Machekanyanga), em um caso bastante pessoal para Sonny Carisi (Peter Scanavino) --o promotor assistente precisa deixar sua posição na acusação e ir para o banco de testemunhas.

"A realidade é que, vivendo nos Estados Unidos, eu conheci latinos que são médicos, policiais, advogados, que falam inglês perfeito e que não precisam ficar citando sua cultura ou sua abuela o tempo todo, sabe? Então, eu sinto que estou ajudando a construir uma ponte com esse papel. Vaughn é um personagem que não precisa ser um clichê latino ambulante", aponta o galã.

"Até porque, quando nós nos apoiamos tanto na direção do clichê, acho que acabamos esquecendo o significado do sonho americano, entende? De se esforçar e trabalhar muito para levar uma vida normal, comprar sua casinha num bairro tranquilo. Acho que meu personagem representa um pouco disso. Fico feliz de ajudar a provar que podemos viver papéis diferentes", ressalta.

E é curioso, porque tenho um amigo latino que faz parte do elenco e, quando ele me viu lá, perguntou se eu estava pronto para ser julgado. Falei: 'Não, cara, eu sou o advogado' (risos). Então, é um estereótipo que está intrínseco até entre os latinos. 

Juan Pablo Raba ainda valoriza a oportunidade de atuar em Law & Order: SVU em sua 26ª temporada, um marco para a televisão norte-americana e mundial. "É como um rito de passagem, tantos atores incríveis já participaram. É uma instituição da qual todo mundo quer fazer parte, entender como a máquina funciona, como é que eles fazem para se manter no ar", elogia. 

"E eu pude presenciar isso em primeira mão, ver como os atores, os diretores, os operadores de câmera, os roteiristas, toda a equipe entende o quanto uma série como essa é especial. Acho que nosso mundo atual e a arte, de maneira geral, são repletos de incerteza, então é raro ter um emprego tão duradouro e não menosprezar o valor disso", valoriza o artista.

A Mariska [Hargitay, intérprete de Olivia Benson] está no set até quando não está gravando, conversando com as pessoas, ajudando todo mundo. Eu tive uma cena com ela, e ela pediu permissão para me sugerir outra maneira de dizer minhas falas. Deu um conselho excelente! Então, foi uma experiência incrível.

O episódio de Law & Order: SVU com Juan Pablo Raba, Cúmplice, será disponibilizado nesta quarta-feira (14) na plataforma Universal+. Nesta terça (13), às 21h30, ele vai ao ar no canal pago Universal TV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.