Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRICIA HELFER

Ex-mãe de Lucifer, musa dos nerds abre mão da sensualidade para viver Drácula

Divulgação/NBC

A atriz Tricia Helfer corre em uma esteira ergométrica em cena da terceira temporada da série Lucifer

A atriz Tricia Helfer em cena da série Lucifer, na qual interpretou Charlotte, a mãe do protagonista

LUCIANO GUARALDO, de San Diego

Publicado em 5/11/2019 - 4h11

A canadense Tricia Helfer se transformou em musa nerd após ganhar o papel de Número Seis na ficção científica espacial Battlestar Galactica (2004-2009), e não parou mais de fazer personagens voltadas aos fãs de cultura pop. Fez a mãe do Diabo no drama Lucifer e agora vai interpretar Drácula na quarta temporada de Van Helsing. Famosa por sua beleza e sex appeal, ela abriu mão da vaidade para viver o conde --no caso, condessa.

"Quando me chamaram para o papel, eu fiquei com medo de que a personagem ficasse deslizando sensualmente, com um bustiê, mas não era nada disso. E foi um alívio para mim, porque não queria ser a primeira Drácula mulher e fazer tudo girar em torno de um cabelo arrumado, de uma maquiagem perfeita, de um salto alto", enumera a atriz de 45 anos, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

Tricia fará sua estreia como uma inédita versão feminina do sanguessuga mais famoso do mundo no episódio que vai ao ar nesta sexta-feira (8) nos Estados Unidos, onde a série é exibida no canal Syfy --por aqui, as temporadas chegam completas na Netflix, e ainda não há previsão de estreia do quarto ano.

"A visão dos produtores da série casou muito com a minha, de que a Drácula deveria ser uma mulher muito poderosa, dona de uma confiança excessiva, quase arrogante. Ela ficou muitos anos trancada, e agora que está solta quer recuperar o tempo que perdeu. Não chega a ser um humor, mas ela tem umas peculiaridades, uma pegada divertida que foge do vilão estereotipado", adianta Tricia.

Na obra literária do escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912), o caçador de vampiros Abraham Van Helsing e Drácula eram arqui-inimigos, e na série a condessa de dentes afiados também será uma das principais rivais da protagonista Vanessa Helsing (Kelly Overton), uma parente distante de Abraham que segue os passos do antepassado na luta contra as criaturas das trevas.

A atriz aparecerá sem um pingo de sensualidade como a Drácula da série Van Helsing (Divulgação/Syfy)

O embate entre as duas mulheres poderosas promete ser o arco principal dos oito episódios finais da temporada, e há uma expectativa de que a participação de Tricia seja estendida para a quinta leva de episódios, prevista para estrear nos EUA no final de 2020.

Ela faz suspense sobre o futuro da personagem, mas adianta que se divertiu muito com a transformação física. "Quando eu colocava aquelas unhas, as lentes de contato, os chifres, e os maquiadores deixavam minha pele muito branca, quase cadavérica... Aquilo faz com que você mude na hora, não tem como não incorporar. Eu nem precisava me preocupar com a postura, pois estava sempre ereta. Tem aquela coisa altiva, um ar de superioridade", valoriza.

Sem olhar para o passado

Para interpretar uma versão feminina de Drácula, Tricia Helfer preferiu não olhar para o passado nem rever filmes clássicos, como os estrelados por Bela Lugosi (1882-1956) ou Christopher Lee (1922-2015). Também passou longe do vampiro vivido por Gary Oldman em Drácula de Bram Stoker (1992), longa que ganhou três Oscars.

"Eu não assisti a nenhum outro Drácula. Mas foi de propósito, porque eu não queria que nenhum deles influenciasse minhas decisões artísticas. Como ela agora é uma mulher, já seria diferente de todo o resto, então não quis copiar, mesmo que inconscientemente, o que os outros atores já tinham feito. Mas eu li bastante sobre o personagem, e o Google e a Wikipédia foram muito úteis (risos)", diverte-se.

A atriz também ressalta a diferença entre Drácula e as outras vilãs que acumulou durante sua carreira.

"Antes, elas sempre tinham uma vulnerabilidade intrínseca, sabe? A minha Drácula talvez também tenha, mas eu não a encontrei até agora, até onde gravamos. É muito libertador chegar no estúdio e ser totalmente má, imponente. Isso traz quase uma calma para a personagem, porque nada a abala. Mesmo quando as coisas não seguem o plano, ela nunca parece se assustar. E é uma delícia fazer uma personagem tão poderosa e confiante", elogia.

Confira o trailer (em inglês e com cenas fortes) da quarta temporada de Van Helsing, que mostra as primeiras sequências da condessa Drácula vivida por Tricia Helfer:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.