Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESABAFO

Erika Januza subiu morro vestida de policial em Arcanjo Renegado: 'Aflita'

CÉSAR DIÓRGENES/GLOBOPLAY

Erika Januza caracterizada como Sarah em Arcanjo Renegado

Erika Januza caracterizada de policial em Arcanjo Renegado; atriz dá vida a Sarah em série

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 1/9/2022 - 6h25

Erika Januza abriu o jogo sobre como foi entrar em comunidades do Rio de Janeiro vestida de policial na série Arcanjo Renegado. A atriz, que dá vida a Sarah na produção, conversou com o Notícias da TV na coletiva de imprensa da segunda temporada, que ganha mais dois episódios nesta quinta (1º). "Aflita", resumiu.

"Eu me lembro, quando a gente estava subindo lá, as pessoas olhavam para a gente --porque tinha a farda-- com o olhar de 'o que vocês estão fazendo aqui?'. Então é uma relação que não é uma relação amigável. É uma relação que... Eu entrei com receio", admitiu a atriz, que interpreta a irmã do protagonista Mikhael (Marcello Melo Jr.) na série.

"Eles não estavam entendendo ainda que se tratava de uma gravação de uma série. Porque tinha viatura, tinha toda uma movimentação que realmente parecia que havia policiais ali. E os olhares não eram amigáveis, me deixou um pouco aflita. Me fez pensar qual é essa relação das pessoas, que deveria ser a segurança do nosso dia a dia, do nosso estado, então é uma relação muito complexa", refletiu.

Erika acrescentou que a proposta de Arcanjo não é promover um julgamento, mas sim uma reflexão entre a população. Um bom exemplo disso é a relação dúbia entre cidadãos comuns em protestos, por exemplo.

Na primeira temporada, a gente teve uma cena em que a mãe está lá lutando porque o filho foi assassinado, e da outra ótica o filho era o traficante. Então nessa segunda temporada a gente também tem dessas [diferenças], você está mostrando vários lados de uma mesma história.

"Eu acho que o mais legal é isso de Arcanjo. Faz você pensar sobre vários assuntos em uma mesma trama. O Mikhael para mim é quase como um anti-herói. Ele não está ali o tempo todo fazendo a coisa certa, mas a gente torce por ele. Arcanjo é para fazer pensar, não é para julgar, é para mostrar a realidade, e aí cada um tem um olhar de acordo com a sua vivência, do que é certo e errado para você", resumiu.

Feminilidade

Comparativamente, Sarah ganha maior espaço na segunda temporada justamente porque se torna uma policial. Erika destacou que aprendeu a atirar para interpretar a nova fase da personagem e que considera o papel como uma responsabilidade.

"É uma série dominada por homens, vamos dizer assim. Então eu achei muito bom, quando eu soube que ela [Sarah] ia virar policial, fui entender um pouco esse universo das fem, a chamada fem, policiais femininas. E, como é um universo muito masculino, elas tendem a ficar um pouco mais separadas", começou. 

É mais difícil de fazer uma operação, para serem levadas a sério, porque tem que provar duas vezes mais que 'sim, eu sou policial, você tem que me respeitar'. Então é tudo mais difícil, assim como várias profissões das mulheres, que querem quebrar barreiras --que não era nem para quebrar barreira. É seu direito você ser o que você quiser ser.

O fato de ser policial, aliás, não retira das mulheres a vaidade. As duas coisas, tanto a profissão como a autoestima, podem andar juntas. Erika conversou com policiais da vida real para construir e amadurecer a própria personagem.

"Eu entendia assim as pequenas coisas, pequenos detalhes, sabe. Não quer dizer que é uma profissão masculina. Elas têm unha vermelha enorme, têm batom vermelho. Tem a feminilidade ali, dentro daquela produção. Tem que ser muito respeitada. E elas lutam por isso todos os dias. Fiquei feliz de ser ali uma mulher negra na corporação. E troquei muito com outras também", contou.

Maternidade

Na história, Sarah se torna mãe na primeira temporada. Após a perda do marido e preocupação por causa da vida irmão, as mudanças acontecem de dentro para fora.

"Foi outra coisa que eu muito conversei com as policias [sobre a maternidade]; se a relação em casa fica mais endurecida. Você tem que conseguir quebrar isso da porta para dentro, mas é difícil porque você está em casa, o telefone toca, você tem que sair para o trabalho a qualquer momento", avaliou. 

Mas eu tentei manter a doçura de Sarah [da primeira temporada], mas um pouco menos preocupada, por exemplo, com 'cadê meu irmão? Como meu irmão está?'. Acho que ela entendeu: 'Ah, então vai. Não sei onde você está, o que você está fazendo, eu já sofri demais, agora eu vou cuidar do meu filho, cuidar de mim'. Então ela ainda tem essa relação doce em casa, mas eu vejo que é de outro lugar.

Arcanjo Renegado ainda tem mais quatro episódios previstos para entrar no Globoplay nas próximas duas quintas, dias 8 e 15 deste mês.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.