Comédia sobre o nada
Divulgação/NBC
Jerry Seinfeld em episódio de Seinfeld; comédia dos anos 1990 é sucesso até hoje
DANIEL CASTRO e JOÃO DA PAZ
Publicado em 28/9/2016 - 5h21
Encerrada há 18 anos, a série Seinfeld deverá ser dublada em português pela primeira vez. O canal Sony, que a exibe há mais de duas décadas, está recrutando nomes famosos para a empreitada. O humorista Fábio Porchat foi procurado para emprestar sua voz ao protagonista, Jerry Seinfeld. A negociação não avançou por questões financeiras e de tempo (afinal são 180 episódios), e o ator Eri Johnson virou plano B. Para dublar Elaine (Julia Louis-Dreyfus), foi sondada a global Danielle Winits.
O Sony confirma o projeto de dublar Seinfeld, mas ainda não dá a ação como certa. A ideia é atrair novas plateias para a série, que já chegou a ser reprisada três vezes por dia pelo canal _atualmente, está fora do ar. Seinfeld é de uma época em que a TV por assinatura só tinha clientes nas classes A e B, que preferem programas legendados. Hoje, com o crescimento da base de assinantes (19 milhões de domicílios) e com a relevância da classe C, canais básicos como o Sony praticamente só exibem programas dublados _pelo menos os novos.
Considerada a melhor comédia de todos os tempos, Seinfeld é um fenômeno de "repetibilidade", como o mercado classifica produções que podem ser reprisadas à exaustão e continuam dando audiência.
De 1998, quando saiu do ar, até o ano passado, a série arrecadou US$ 3,1 bilhões (R$ 10 bilhões) com a venda dos direitos de reprise apenas nos Estados Unidos. Segundo o jornal britânico The Independent, parte desse dinheiro (US$ 400 milhões/R$ 1,3 bilhão) foi para a conta bancária de Jerry Seinfeld, que é um dos criadores da atração, ao lado de Larry David.
divulgação/nbc
Elenco de Seinfeld: Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Richards e Jason Alexander
Apesar de já ter sido reprisada centenas de vezes, Seinfeld continua dando ibope. Nos Estados Unidos, tem audiência próxima das reapresentações da contemporânea Modern Family, que ganhou cinco Emmys consecutivos. Em 2014, as reprises de Seinfeld movimentaram US$ 76 milhões (R$ 245,5 milhões) de publicidade em seus intervalos nos EUA.
As quantias consideráveis levaram os serviços de vídeos por streaming Hulu, Amazon e Yahoo! a entrarem em um leilão, no ano passado, para adquirir os direitos de exibição na internet. A vencedora foi a Hulu, que pagou a bagatela de US$ 875 mil por episódio (no total, US$ 160 milhões/517 milhões). Como comparação, a Netflix desembolsou US$ 500 mil por cada um dos 236 episódios de Friends.
Exibida pela rede NBC entre 1989 e 1998, Seinfeld foi a série mais vista dos EUA em duas temporadas e vice em outras duas. O episódio final foi assistido por 76,3 milhões de norte-americanos. Pela última temporada, o protagonista Jerry Seinfeld ganhou US$ 1 milhão por capítulo. Seus colegas Michael Richards, Julia Louis-Dreyfus e Jason Alexander receberam US$ 600 mil cada um.
No Brasil, Seinfeld já passou pela Band, Record e até pela Rede 21.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.