Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACAMPAMENTO JURÁSSICO

Com tom infantil, animação de Jurassic World consegue unir fãs de três gerações

Divulgação/Netflix

As seis crianças protagonistas de Jurassic World: Acampamento Jurássico

Com animação Jurassic World: Acampamento Jurássico, franquia consegue unir fãs de três gerações

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 26/9/2020 - 6h50

No ano em que completou 27 anos, a franquia Jurassic Park ganhou uma nova adição ao seu universo com Jurassic World: Acampamento Jurássico, animação original da Netflix que estreou no catálogo da plataforma recentemente. Diferentemente dos filmes, a produção ganha um tom infantil ao ser inteiramente protagonizado por crianças, mas é capaz de unir fãs de três gerações.

Tanto nos três filmes de Jurassic Park, quanto nas sequências já com o título de Jurassic World, a franquia teve como foco jovens e adultos, mesmo com crianças entre os atores principais.

Se o primeiro longa estreou em 1993, a juventude daquela época já passou dos 30 anos. Os jovens que foram aos cinemas ver o recomeço da série cinematográfica em 2015, hoje possivelmente já estão nos últimos anos do colégio ou iniciando a faculdade. O principal público-alvo da animação, portanto, não seria o mesmo que passou a adolescência acompanhando dinossauros caçando humanos milhões de anos após a sua extinção.

Com Acampamento Jurássico, a iniciativa de fazer uma história voltada para crianças em um universo em que é comum ver corpos desmembrados pode parecer estranha, mas a própria produção deixa claro que ainda é Jurassic World (ou Park, para os antigos).

As mortes estão ali, assim como a tensão, o horror e o sofrimento dos personagens que estão costantemente lutando pela sobrevivência. Isso foi uma exigência de ninguém menos do que Steven Spielberg, diretor do filme original e produtor em todas as continuações, inclusive na animação.

Em entrevista ao site Slashfilm, Scott Kreamer, showrunner de Acampamento Jurássico, revelou que o premiado cineasta só deu sua bênção após a certeza de que a produção manteria sua tradição e fosse fiel ao legado de tudo que veio antes, principalmente os sustos.

"Quando Steven deu 'ok' para o projeto, suas palavras finais foram: 'Não faça apenas uma versão infantil. Precisa parecer que é Jurassic Park e Jurassic World'. E nós buscamos isso", explicou.

Com o sinal verde de Spielberg, Kreamer e a Netflix deram vida à mais nova aventura desse universo jurássico, que agora também pode conquistar as crianças e jovens que ainda eram muito pequenos para assistir aos dois filmes de Jurassic World.

Uma salada de referências

Na animação, seis jovens sortudos ganham a oportunidade de participar da estreia do Acampamento Jurássico, a mais nova atração do parque Jurassic World. São eles: Darius, Sammy, Kenji, Brooklynn, Ben e Yasmina. Toda a experiência do grupo é liderada pelos monitores Dave e Roxie, iniciantes na função.

Todos os personagens principais são inéditos, mas isso não impede o roteiro de surfar na onda da nostalgia. Para os fãs mais antigos da franquia que decidirem assistir à série, há uma salada de referências a rostos  antigos.

Como Acampamento Jurássico se passa ao mesmo tempo do que os acontecimentos de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), isso permite citações e até aparições de personagens do filme --incluindo a recriação de uma cena vista do ponto de vista da garotada. Até Alan Grant, personagem de Sam Neill no Jurassic Park original, é lembrado.

Com todos os protagonistas jovens (Kenji, o mais velho, não aparenta ter mais de 15 anos), os oito episódios contam com o humor característico das produções infantis. O acerto de Acampamento é conseguir unir a dose exata de piadinhas com o pedido de Spielberg de manter o espírito do original. Entre cada comentário irônico, há o susto da aparição de alguma das feras.

Por se tratar de seis crianças, o roteiro ainda abre espaço para explorar a personalidade e as angústias de cada uma delas. Há o garoto rico e metido que não tem carinho dos pais; a influenciadora que clama pela atenção de seus seguidores; até Darius, considerado o líder do grupo, tem questões a serem resolvidas.

Mesmo que Acampamento Jurássico não seja a melhor aventura do universo de Jurassic Park, não deixa de ser uma boa expansão para apresentar uma franquia de quase três décadas a uma nova geração. Com a conclusão da trilogia de Jurassic World prevista para chegar aos cinemas em 2021, a Netflix tem em mãos um produto que pode manter o sucesso durante mais algum tempo.

Confira o trailer abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.