Boca fechada

Camisinha, pênis ou mamilo: Descubra qual palavra foi censurada em Friends

Reprodução/NBC

As atrizes Jennifer Aniston e Courteney Cox em episódio da segunda temporada de Friends

As atrizes Jennifer Aniston e Courteney Cox, com uma camisinha na mão, em episódio de Friends

REDAÇÃO - Publicado em 17/09/2019, às 05h18

A comédia Friends (1994-2004) sofreu censura da NBC em um episódio da segunda temporada, exibido em 1996. Camisinha, pênis ou mamilo, qual dessas palavras causou o furor da rede de TV aberta? Em um painel no Festival de TV de Tribeca, realizado na última sexta-feira (13), os criadores da série revelaram o que eles não podiam usar no roteiro.

Marta Kauffman, uma das criadoras da atração, contou que a briga mais ferrenha travada contra os censores da NBC foi sobre o uso da palavra camisinha.

"Nós tivemos um episódio no qual Monica [Courteney Cox] e Rachel [Jennifer Aniston] debatiam sobre quem tinha o direito de ficar com a última camisinha de uma caixa", relembrou Marta, descrevendo uma cena do 18º episódio da segunda temporada. "Nós recebemos a permissão de mostrar a caixa e balançá-la, para deixar claro aos telespectadores que lá dentro só tinha uma unidade do produto. Mas não pudemos falar [a palavra] camisinha."

Quanto ao uso das outras palavras, havia muito vaivém. "Vivíamos em um mundo muito louco", contou David Crane, criador de Friends junto com Marta. "Quando começamos [em 1994], podíamos dizer pênis, mas três anos depois eles [censores] decidiram que não podíamos mais pronunciar essa palavra."

"Nesse começo, não podíamos usar a palavra mamilos também", completou Marta. "Dizer pênis, sim; mamilos, não. Só depois, lá pela sétima temporada, caiu o veto à palavra pênis", contou a produtora, aos risos.

O termo "mamilos" também rompeu a censura, só que mais cedo, em um episódio da segunda temporada, no qual a palavra foi usada sete vezes, em referência ao terceiro mamilo de Chandler (Matthew Perry).

Friends está prestes a comemorar 25 anos da estreia. O aniversário será celebrado no próximo domingo (22). A comédia completa está disponível na Netflix.

Tudo sobre

Friends NBC

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual reprise da Globo você mais quer ver?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook