Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vícios modernos

Assistir séries sem parar é sinal de depressão e solidão, diz pesquisa

Divulgação/Netflix

Lorenzo Richelmy em Marco Polo, série da Netflix cujos dez episódios estão disponíveis para consumo - Divulgação/Netflix

Lorenzo Richelmy em Marco Polo, série da Netflix cujos dez episódios estão disponíveis para consumo

REDAÇÃO

Publicado em 29/1/2015 - 18h34

Se você tem o hábito de passar um dia inteiro assistindo séries sem parar, emendando um episódio no outro, cuidado: você pode estar doente. É o que afirma um estudo de três pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), divulgado nesta quinta (29). Os cientistas analisaram 316 jovens norte-americanos, com idades entre 18 e 29 anos, e concluíram que assistir séries continuamente é sinal de depressão e solidão. A pessoa que fica o dia todo em frente à TV é uma viciada, segundo os pesquisadores, pois avança ao próximo episódio mesmo sabendo que tem outras coisas a fazer. E não se trata de um vício inofensivo.

Serviços de video on demand com o Netflix e Hulu estão tornado cada vez mais comum o hábito de se acompanhar maratonas de séries, pois oferecem as temporadas inteiras das produções, e não episódios semanais como na TV aberta ou fechada. 

Yoon Hi Sung, um dos pesquisadores, alerta que o viciado em séries inspira preocupação. "Por mais que muitos considerem assistir séries sem parar como um vício inofensivo, nosso estudo indica que esse costume não deve ser mais encarado dessa forma", disse.

O levantamento ainda mostra que sintomas como obesidade e outros problemas de saúde estão relacionados ao hábito de acompanhar vários episódios, em sequência, de um único programa.

A pesquisa completa será apresentada em um fórum na 65ª Conferência Anual de Comunicação Internacional, a ser realizada em San Juan (Porto Rico), entre os dias 21 e 25 de maio. Para Sung, o estudo "é um passo à frente" para quantificar o comportamento dos adeptos das maratonas ininterruptas de séries, que para os pesquisadores "é uma importante nova mídia e um fenômeno social."


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Netflix

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.