Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A verdade está lá fora

Arquivo X resgata personagens nos 25 anos da série: veja 5 episódios históricos

Imagens: Divulgação/Fox

Os atores David Duchovny e Gillian Anderson na décima temporada do drama Arquivo X - Imagens: Divulgação/Fox

Os atores David Duchovny e Gillian Anderson na décima temporada do drama Arquivo X

JOÃO DA PAZ

Publicado em 10/1/2018 - 6h01

Produção que revolucionou as séries de TV, Arquivo X volta ao ar nesta quarta-feira (10), na Fox, em sua 11ª temporada. Lançada em 1993, a trama completa 25 anos e resgata personagens conhecidos do público, como o chefe do FBI Walter Skinner (Mitch Pileggi), a esquisita Cassandra Spender (Veronica Cartwright) e o agente Jeffrey Spender (Chris Owens).

Eles se juntam a outras caras familiares, como o Canceroso (William B. Davis) e a ex-agente do FBI Monica Reyes (Annabeth Gish), que já apareceram na temporada anterior, de 2016. A nova leva de capítulos também trará o filho adolescente dos protagonistas Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson).

Arquivo X marcou época por adicionar um elemento sobrenatural a uma série policial. Além de investigações sobre vida extraterreste e atividades paranormais, o drama ganhou fama por trazer monstros bizarros a cada semana, alimentando o imaginário dos telespectadores.

Para entender a série, mesmo que você nunca a tenha visto, o Notícias da TV recomenda cinco episódios históricos. Estão todos disponíveis sem custo adicional no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV.

Os protagonistas de Arquivo X novinhos no piloto da série: Gillian tinha 25 anos; Duchovny, 33

Prazer em conhecer
O primeiro episódio de uma série é sempre peculiar e às vezes fica esquecido, pois a trama muda muito com o passar do tempo. Mas o piloto de Arquivo X, exibido em setembro de 1993, virou um clássico. Além de fazer a tradicional apresentação dos protagonistas, traz todo o clima místico da série, presente nas temporadas seguintes, como a paranoia entre o que é real ou sobrenatural. E o público é apresentado a um dos coadjuvantes mais emblemáticos: O Homem Fumante, também conhecido como Canceroso (William B. Davis).

Um corretor vivido por Peter Boyle (à esq.) ajudou a dupla de Arquivo X a desvendar crimes

Corretor médium
Com a ajuda de um corretor de seguros médium, interpretado por Peter Boyle, Mulder e Scully desvendaram uma série de assassinatos no quarto episódio da terceira temporada, chamado de Clyde Bruckman's Final Repose. O capítulo rendeu dois prêmios Emmy para a série: melhor roteiro e ator convidado (Boyle).

O destaque está na aproximação da cética Scully com o mundo sobrenatural, em que Mulder tão categoricamente acredita. O corretor Clyde Bruckman consegue adivinhar quem (e como) vai morrer, e a agente interpretada por Gillian Anderson fica impressionada ao confirmar as previsões.

A agente Dana Scully (Gillian) passou por um tratamento de câncer na trama: culpa do Além?

Câncer de Scully
Intitulado de Memento Mori, o 14º episódio da quarta temporada foi indicado ao Emmy de melhor roteiro e deu a Gillian o prêmio de atriz em série dramática. Nele, a agente Scully passa por um tratamento de câncer e seu parceiro, Mulder, quase fica louco tentando descobrir como ela contraiu a doença: ele acredita que teria sido resultado de uma abdução extraterrestre.

A cura de Scully mostra até onde a maluquice de Arquivo X pode ir. O câncer só desaparece após O Homem Fumante inserir em seu corpo um chip que roubara do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Personagem folclórico comum no cinema e na TV, vampiro apareceu pouco em Arquivo X

Pontos de vista diferentes 
Arquivo X tem um humor peculiar, e ele se apresentou de forma muito acentuada no 12º episódio da quinta temporada, chamado de Bad Blood. Nele, Mulder e Scully reportam ao chefe Walter Skinny (Mitch Pileggi) os detalhes da morte de um jovem que o primeiro acredita ser um vampiro.

O interessante da história é que cada um dos agentes conta sua versão dos fatos, recheada de exageros e depreciações aos relatos do colega. Essa foi uma das poucas vezes que o mito dos vampiros foi explorado nos 208 episódios da série.

Em um dia de sol a pino, os agentes Scully e Mulder testemunham um homem fazer chover

Ficção versus realidade
Com direito a vaca voadora, o oitavo episódio da sexta temporada (The Rain King) permitiu a entrada de Jeffrey Bell no desejado time de roteiristas da série _ele foi o showrunner de Angel (1999-2004) e atualmente está em Agents of Shield.

A trama mistura ficção e realidade com um acontecimento que deixa até o crente Mulder com um pé atrás. Um homem de uma cidade no interior dos EUA diz ter o poder de controlar o tempo, e o prefeito pede socorro aos agentes, porque a região sofre com a escassez de chuva. O desfecho da história é surpreendente, tanto para os mais céticos sobre eventos sobrenaturais quanto para os que acreditam.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.