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Amigas ou rivais? Netflix alavanca audiência de séries na TV convencional

Divulgação/The CW

As atrizes Lili Reinhart e Camila Mendes em Riverdale: público migra do streaming para a TV - Divulgação/The CW

As atrizes Lili Reinhart e Camila Mendes em Riverdale: público migra do streaming para a TV

JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/2/2018 - 5h27

Quem acredita que plataformas de streaming estão roubando o público da TV convencional precisa rever conceitos. Nos Estados Unidos, a rede The CW e o canal Showtime registraram recordes de audiência com as séries Riverdale e Shameless depois que elas bombaram na Netflix.

"Definitivamente, a Netflix ajuda a série atingir novos telespectadores", disse David Nevins, diretor-executivo do Showtime no seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos).

Ele fez o comentário ao analisar o público registrado por Shameless na oitava temporada, encerrada no mês passado. Os dados indicam que milhares de telespectadores conheceram a série na Netflix, assistiram a todos os episódios disponíveis (de anos anteriores) e migraram para a TV para acompanhar os capítulos da temporada atual, ainda não disponíveis no streaming.

A estreia da oitava temporada de Shameless foi a melhor em quatro anos. A média de audiência da comédia na soma de todos os dados (quem assiste gravado e em plataformas digitais do Showtime) é de 7,7 milhões de pessoas por episódio, um aumento de 25% em comparação ao sétimo ano.

Nevins pontua que a parceria com a gigante do streaming tem pontos positivos e negativos.

"O lado bom é que a disponibilidade na Netflix ajuda o Showtime e há um período de exclusividade nosso", disse o executivo, referindo-se ao fato de que a oitava temporada de Shameless só entra no streaming em outubro. "O lado negativo é que eu não quero que as pessoas pensem que Shameless é uma série da Netflix."

divulgação/Showtime

Emmy Rossum na oitava temporada de Shameless: Netflix impulsionou comédia veterana

Transferência de público
O mesmo pensamento de Nevins é compartilhado por Rick Haskins, vice-presidente de marketing e digital da rede The CW, produtora e exibidora original de Riverdale.

Ao falar sobre o sucesso da série teen para a revista The Hollywood Reporter, Haskins admitiu: "Provavelmente, a maioria das pessoas que assistiu à série na Netflix pensou que era um produto original deles". O desafio, segundo ele, foi "pegar esse público e levá-lo à CW".

O plano deu certo. A estreia da segunda temporada foi o melhor retorno de audiência entre todas as séries veteranas da TV norte-americana na fall season do ano passado. Registrou um aumento de público de 70%.

Computados os dados de audiência após sete dias de exibição de cada episódio, a segunda temporada na CW cresceu em comparação com o ano de estreia no público geral (60%) e entre os adultos (59%).

Em 2016, a Netflix e a CW fecharam um acordo. Nos Estados Unidos, oito dias depois do término de cada temporada, as séries da CW entram no catálogo da plataforma. No Brasil, a espera é maior pois é necessário aguardar a exibição na TV paga; por aqui, Riverdale é atração da Warner.

Em tempo: o público brasileiro já pode acompanhar a primeira temporada de Riverdale na Netflix (os episódios foram disponibilizados no dia 13). Shameless, por sua vez, tem apenas as três primeiras temporadas no streaming.

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