Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MALDADE LIBERADA

Mestres da Sabotagem: Saiba tudo sobre o novo reality de culinária do SBT

REPRODUÇÃO/FOOD NETWORK

O apresentador Alton Brown tenta atrapalhar a chef Natalie Beck na versão norte-americana de Mestres da Sabotagem

Alton Brown tenta atrapalhar a chef Natalie Beck na versão norte-americana de Mestres da Sabotagem

O SBT já iniciou a busca por cozinheiros que estejam dispostos a ir além da exibição de seus conhecimentos culinários: é necessário mostrar seus piores lados e fazer um jogo sujo para estragar o desempenho de seus adversários --e conquistar um prêmio em dinheiro. Essa é a premissa do Mestres da Sabotagem, programa que deve estrear ainda no primeiro semestre.

O reality é a versão brasileira do Cutthroat Kitchen (Cozinha Cruel, em tradução livre), que teve 15 temporadas nos Estados Unidos, exibidas entre 2013 e 2017 pelo Food Network. Alguns episódios chegaram a ser veiculados no Brasil, no canal TLC.

O Notícias da TV apurou que a produção do SBT tem feito contato com escolas de gastronomia, coletivos de chefs e associações de cozinheiros, em busca de pessoas que estejam dispostas a realizar todo tipo de trapaça na cozinha em busca de um prêmio em dinheiro.

Cada episódio contará com quatro participantes. E cada um deles começará o jogo com a mesma quantia em dinheiro --nos EUA, o valor inicial era US$ 25 mil (aproximadamente R$ 138 mil)-- para disputar as três rodadas até se consagrar como vencedor.

Na dinâmica, a produção define qual prato os cozinheiros deverão reproduzir. Eles têm apenas um minuto para pegar os ingredientes em uma despensa, e as ciladas já começam nesta etapa, pois não há insumos suficientes para todos os competidores realizarem bem seus trabalhos.

Ao final das compras, uma nova surpresa desagradável é anunciada: a hora da sabotagem. O apresentador (ainda não definido) revela um cardápio de ingredientes desagradáveis e inicia um leilão. O competidor que der o maior lance na rodada pode escolher um adversário, tirar dele um item indispensável de suas compras e substituir por outro que o prejudicará.

Outras trapaças podem ser leiloadas ao longo da competição: redução do tempo do adversário no preparo de seus pratos, obstáculos na estação de trabalho, a intervenção do apresentador para atrapalhar propositalmente, cozinhar com um braço só, entre outras opções.

Em um dos episódios da versão norte-americana, os cozinheiros tiveram que preparar um hambúrguer perfeito. Mas no leilão, o dono do maior lance teve a opção de sabotar um adversário trocando a carne do sanduíche por uma versão desidratada, ou suas batatas fritas por nachos murchos.

Ao final de cada rodada, os jurados provam todos os pratos e eliminam o participante que entrega o pior. Assim como em outros programas do gênero, os cozinheiros precisam explicar como foi a execução de sua receita, sem relatar as trapaças que rolaram na prova e tampouco tentar convencê-los pelo emocional. Ou seja, não adianta chorar.

A cada prova, um competidor é eliminado. E todos os lances que foram dados nos leilões de trapaças são debitados do caixa de cada cozinheiro. O vencedor do episódio receberá como prêmio apenas o valor que sobrar no bolso. Portanto, quanto maior for o investimento na sabotagem, menor será o dinheiro que ele levará para casa.

O reality show ainda não tem data de estreia e tampouco elenco definido. Na versão original, há um apresentador e três chefs renomados, que avaliam os pratos dos competidores. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e confira o nosso boletim diário com os principais destaques do dia


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.