Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE | TELEDRAMATURGIA

Rock Story dá profundidade a vilões e escapa de armadilha das novelas

Estevam Avellar/TV Globo

Os vilões Lázaro (João Vicente de Castro) e Néia (Ana Beatriz Nogueira) em Rock Story - Estevam Avellar/TV Globo

Os vilões Lázaro (João Vicente de Castro) e Néia (Ana Beatriz Nogueira) em Rock Story

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 11/2/2017 - 6h42

Uma das melhores características de Rock Story, a novela das sete da Globo, é o desenho de seus personagens, todos bem construídos e bastante densos. Não há espaço para figuras planas, e com isso o folhetim foge do maniqueísmo barato: os mocinhos não são chapados nem bobões, e os vilões passam longe de cometer a maldade pela maldade.

Salta aos olhos do público o equilíbrio da vilania presente na história de Maria Helena Nascimento. Diana (Alinne Moraes), Lázaro (João Vicente de Castro), Léo Régis (Rafael Vitti) e Alex (Caio Paduan) jogam no time dos antagonistas, mas mostram uma justificativa convincente para os atos que cometem. Assim, cumprem uma função essencial a qualquer novela, a movimentação, e ajudam os protagonistas a cativar o público.

Vaidosa e inteligente, Diana é a grande vilã da trama, mas apresenta pontos fracos que a humanizam. A família que tanto protege a livra da capa de malvada inclemente, mas ao mesmo tempo faz com que ela aja friamente, como quando defendeu o pai das garras de Laila (Laila Garin).

Ainda ama Gui (Vladimir Brichta), mas é incapaz de dar o braço a torcer e se torna o principal motor do conflito no romance do roqueiro com Julia (Nathalia Dill), vital para a sobrevivência de qualquer casal de folhetim.

Já Léo Régis (Rafael Vitti) é imaturo a ponto de agir sempre por impulso. Acha que por ter dinheiro pode ter tudo o que quiser. Ama Diana e se acha perseguido por Gui. A obsessão e a rivalidade com roqueiro o impedem de perceber a maldade daqueles que o cercam, como o empresário Lázaro e a própria mãe, Néia (Ana Beatriz Nogueira).

Rafael Vitti vem sendo bastante criticado pelo desempenho como o ídolo teen, mas sua atuação condiz com o perfil do personagem, canastrão até a última nota musical que entoa.

Lázaro, por sua vez, emula uma das vilãs mais emblemáticas da teledramaturgia nacional, Laura (Claudia Abreu), de Celebridade (2003). Sua inveja por Gui já o levou a comprar sua casa, além de ter feito de tudo para sabotar o músico e viver em seu encalço, tal qual a "Cachorra" fez com Maria Clara (Malu Mader) na trama de Gilberto Braga.

Ainda assim, todas as ações de Lázaro são justificadas pelo amor que sente por Diana, e ele não hesita em prejudicar quem entra em seu caminho, a ponto de bolar o sequestro da mãe de Léo para impedir o casamento do astro com sua amada.

Alex é o vilão mais clássico entre todos de Rock Story. É apaixonado por Lorena, a gêmea má de Julia, que protege a irmã das garras do bandido. Para ir viver ao lado dela em Nova York, ele quer a todo custo ficar rico, mas só se mete em roubadas.

Além disso, é cercado por Romildo (Paulo Verlings) e William (Leandro Daniel), dois ladrões pé de chinelo que de tão bobos chegam a ser bons e divertem os telespectadores com suas trapalhadas. Isso sem contar Marisa (Júlia Rabello) e Néia, que escapam do ódio do público por também terem um pé no humor.

Peça chave em qualquer novela, o maniqueísmo pode se tornar também uma verdadeira armadilha quando deixa os personagens rasos demais. Rock Story, ao contrário, consegue se desvencilhar dela ao equilibrá-los dramaturgicamente com camadas de ambiguidade. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.