Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crítica | Elenco infantil

Na televisão, atores mirins se perdem com diálogos de adultos

Cynthia Salles/TV Globo

Mel Maia (Pérola) visita José de Abreu (Ernest) no hospital em cena de Joia Rara, novela da Globo - Cynthia Salles/TV Globo

Mel Maia (Pérola) visita José de Abreu (Ernest) no hospital em cena de Joia Rara, novela da Globo

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 25/3/2014 - 15h55

Um dos grandes desafios da televisão é encontrar crianças que atuem de maneira natural e que consigam, ao mesmo tempo, despertar a emoção do público. A história da teledramaturgia registra casos exemplares, embora ainda muito poucos, de estrelas que surgiram pequenas, como Gloria Pires, Isabella Garcia e, mais recentemente, Cecília Dassi e Bruna Marquezine.

Produções infantis servem, sobretudo, de celeiro de novos talentos. A primeira versão de Chiquititas revelou nomes como Fernanda Souza e Bruno Gagliasso. O remake atual também traz boas surpresas, como é o caso da protagonista Giovanna Grigio (Mili) e Julia Olliver (Pata). Carrossel (2012), também do SBT, trouxe para o público o trabalho de Larissa Maciel e Jean Paulo Campos, embora a garota já tivesse trabalhado em produções do cinema, como O Palhaço, do diretor Selton Mello.

Mas a principal característica das crianças, a espontaneidade, parece ficar perdida na televisão. A culpa, obviamente, não é delas, mas sim do texto que têm de interpretar. Chiquititas tem esse problema: apesar de ser uma novela pueril, os diálogos soam, em grande parte, adultos demais para os pequenos, não dão embocadura e o telespectador mais atento nota que aquilo é artificial.

Há de se considerar, porém, que o público-alvo de produções afins não dá lá muita importância para tanto, uma vez que, para as crianças, o importante é a magia da história que está sendo contada, e isso Chiquititas consegue passar.

Depois de brilhar na primeira fase de Avenida Brasil (2012), Mel Maia encanta a todos como a Pérola de Joia Rara. Desenvolta, Mel parece sempre à vontade na presença das câmeras e consegue soar natural e espontânea. Outra revelação dessa faixa etária é JP Rufino, o Nilson de Além do Horizonte. Além de divertido e espirituoso, o personagem conta com o fato de ser bem escrito, o que ajuda o ator na defesa de sua interpretação.

Obviamente, há casos opostos. Em Pecado Mortal, em que o texto da novela brinca ao ironizar  falas adultas e sempre recheadas de duplo sentido na boca das crianças, vimos dois exemplos distantes. A menina Pietra Goa (Rafaela) é mais solta (também pelo fato de ser mais velha), mas o garoto Luiz Felipe Mello (Rodolfo) ainda é forçado, decoradinho demais, problema que ele carrega desde os tempos em que fazia o filho de Morena (Nanda Costa), em Salve Jorge (2012).

Novos talentos não surgem em cada produção que é colocada no ar, mas as crianças têm ao seu lado uma vantagem enorme: a chance de conseguirem amadurecer a cada trabalho que fazem.

LEIA TAMBÉM:

Sucesso de Geraldo Luís pode acabar com 'era dos bispos' na Record

Danilo Gentili 'prende' funkeiro no SBT para prejudicar Rafinha Bastos

Rodrigo Santoro parecia possuído por personagem, diz ex Ellen Jabour

BBB volta a ser 'turbo', mas perde para Silvio Santos por 21 minutos

Cartoon Network relança Tom & Jerry, Pernalonga e Scooby-Doo

Ex-Rebelde, namorada de Rodrigo Santoro será repórter de A Liga

Britânica Kantar Media quer ampliar sociedade com grupo Ibope

Preço de televisores cai 40% em quatro anos, diz pequisa


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.