Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Moonlight

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Imgens: Reprodução

Seis atores negros recriam cena de abertura de Friends em novo clipe do rapper Jay-Z - Imgens: Reprodução

Seis atores negros recriam cena de abertura de Friends em novo clipe do rapper Jay-Z

JOÃO DA PAZ

Publicado em 13/8/2017 - 7h34

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo clipe de Moonlight, faixa do seu 13º álbum de estúdio, 4:44. Nele, uma cena clássica de Friends é recriada com atores negros interpretando o sexteto original, composto só de brancos. O vídeo critica as séries embranquecidas da TV que, assim como Friends, não dão destaque a personagens negros.

Há duas dicas para entender a mensagem transmitida por Jay-Z e pelo diretor do clipe, Allan Yang (de Master of None). O primeiro ponto é um comentário que o comediante Hannibal Buress (Broad City) faz da paródia, em conversa com o ator Jerrod Carmichael após uma pausa na filmagem _Carmichael interpreta Ross.

O ator pergunta a Buress o que ele achou da cena, pedindo 100% de honestidade. O comediante responde, sem hesitar: "Um lixo! Está horrível, cara. É um episódio de Seinfeld com pessoas negras. Quem pediu por isso?"

Carmichael tenta se justificar ao dizer que achou a boa subversiva. "Você subverteu uma boa comédia, isso sim. O que você vai fazer depois, Três É Demais com negros? Family Ties?", provoca Buress.

Outra dica importante está na letra da música. O refrão diz: "Estamos presos em La La Land / Mesmo se ganharmos, nós perdemos".

São referências ao mico do Oscar deste ano, quando o musical La La Land foi anunciado como o vencedor do prêmio de melhor filme, mas depois houve uma correção e a estatueta foi entregue ao verdadeiro ganhador, Moonlight, que dá nome ao clipe e à música.

Apesar da vitória histórica de Moonlight, longa de baixo orçamento e protagonizado por atores negros, fala-se mais da gafe e de La La Land, produção cara e com elenco predominantemente branco. La La Land custou 20 vezes mais que Moonlight.

Fazer que atores negros reproduzam uma cena de Friends, comédia criticada por apresentar negros apenas como figurantes, em papéis como bombeiros e estagiários, receberá elogios momentâneos pela ousadia, mas não esconderá o problema das séries citadas no clipe, e de outras no ar atualmente, como The Big Bang Theory, que não representam negros na história de uma maneira coerente. 

Os atores Jerrod Carmichael e Issa Rae interpretam Ross e Rachel, o famoso casal de Friends 

Elenco de peso
Atores conhecidos do público participam do clipe de Jay-Z. Lil Rel Howery (de Corra!) faz Joey; Lakeith Stanfield (Atlanta) interpreta Chandler; Jerrod Carmichael (The Carmichael Show) é Ross; Issa Rae (Insecure) vive Rachel; Tiffany Haddish (The Carmichael Show) atua como Phoebe; e Tessa Thompson (Westworld) é Monica.

A cena refeita é do episódio The One Where No One's Ready (Aquele no Qual Ninguém Está Pronto), o segundo da terceira temporada, um clássico da série. Nele, Ross (David Schwimmer) fica inquieto por ver que seus amigos estão enrolando para ficarem arrumados e irem a um importante evento no museu em que trabalha.

A abertura da série também foi recriada pelos atores convidados, com uma única diferença. A trilha sonora utilizada foi a música Friends, do grupo de rap Whodini, lançada em 1984. Na vinheta original, a canção tocada é a icônica I'll Be There For You, da banda The Rembrandts.

Veja o clipe Moonlight:

TUDO SOBRE

Friends

Jay-Z

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.