Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'Humanização' 2

Bonner tem comportamento infantil ao justificar bufada de Poeta

João Cotta/TV Globo

William Bonner, que gastou dois minutos e 14 segundos para justificar falha de Patrícia Poeta - João Cotta/TV Globo

William Bonner, que gastou dois minutos e 14 segundos para justificar falha de Patrícia Poeta

CARLOS AMORIM - Especial para o Notícias da TV

Publicado em 6/6/2014 - 0h55
Atualizado em 7/6/2014 - 7h44

RESUMO: Ao justificar falha da colega Patrícia Poeta, flagrada fazendo alegados exercícios fonoaudiólogicos, William Bonner desperdiçou tempo considerável, mais do que o normalmente dedicado às notícias. Em um mundo repleto de conflitos, o apresentador teve comportamento infantil ao usar um espaço que deveria ser destinado a fatos relevantes

O Jornal Nacional (Globo) brindou o público, na última quarta-feira (4), com uma performance insólita. Na abertura do telejornal, logo após a escalada de notícias, o apresentador William Bonner chamou a atenção do expectador com a frase inesperada: “Antes de começar, Patrícia, eu quero dizer uma coisa que não deu tempo de dizer ontem...”.

Pronto. Quem estava em casa se preparou para uma bomba. Mas o que aconteceu foi uma longa brincadeira envolvendo o âncora do JN, Patrícia Poeta e Galvão Bueno. Durante longuíssimos dois minutos e 14 segundos, tempo muito superior à média do que é dedicado às notícias, a trinca ficou discutindo uns ruídos estranhos que Patrícia fez no ar, dois dias antes.

Descobrimos, no desenrolar da conversa supostamente divertida, que a bufada feita pela jornalista tinha sido “um exercício fonoaudiólogico”, seja lá o que isso quer dizer. Talvez algo destinado a “esquentar as cordas vocais”, coisa que também aprendemos. Bonner estava na bancada do JN, enquanto Patrícia e Bueno estavam no frio da Granja Comary, sede dos treinamentos da seleção brasileira, ao vivo. Justamente por causa desse frio, na verdade em torno de dez graus Celsius, a apresentadora precisava desse agora famoso “exercício fonoaudiólogico”, como ela disse. Bonner chegou a explicar: a tal extravagância era recomendada pela fonoaudióloga Débora Feijó, que atende ao elenco da Globo.

Aumentando o constrangimento, Bonner comentou que também faz os exercícios, mas, no carro, a caminho da emissora, ou, na redação, de modo que o público não fica sabendo. Mas, convenhamos, que importância tem isso? Em um país de tantas mazelas e emergências, em um mundo marcado por disputas e conflitos, que diferença faz descobrirmos a natureza dos ruídos estranhos produzidos pelos apresentadores de notícias?

O episódio parece ter algo a ver com o que os especialistas em comunicação costumam chamar de “infantilização do jornalismo” na televisão. Na edição da última quarta-feira, Bonner adentrou essa categoria, descrita pelos acadêmicos.

Aliás, recordar é viver. A dupla de apresentadores do JN protagonizou outros eventos semelhantes. Um ano antes, o âncora apareceu empurrando um funcionário da emissora que tentava arrumar o microfone dele, justo no momento da transmissão ao vivo. Bonner fez questão de lembrar: “Entrei para a história empurrando um profissional”. Como se isso fosse “histórico”.

Patrícia Poeta já corrigiu erros de informação do parceiro no ar. E levou um troco desagradável: ao final de uma das edições do telejornal, quando passavam os créditos de encerramento, Patrícia se levantou e levou uma bronca do colega. Um expectador, bastante gozador, fez uma dublagem hilária dessa cena e postou no YouTube. Com uma voz idêntica à de Bonner, é possível ouvir: “Não, não, não, ainda não acabou essa porra, senta aí, caralho...”.  Clique aqui para conferir.

LEIA TAMBÉM:

Gafe no Jornal Nacional expõe 'luta por sobrevivência', diz especialista

Em Família terá beijo lésbico no final, revela Manoel Carlos a atrizes

Cinco motivos para assistir à série Orange Is the New Black 

Rejeitados pelo público, Luiza e Laerte vão viver entre tapas e beijos

Funcionários da Record comemoram demissão de apresentadora


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão


CARLOS AMORIMé jornalista. Trabalhou na Globo, SBT, Manchete, SBT e Record. Ocupou cargos de chefia em quase todos os telejornais da Globo. Foi diretor-geral do Fantástico. Implantou o Domingo Espetacular (Record) e escreveu, produziu e dirigiu 56 teledocumentários. Ganhou o prêmio Jabuti, em 1994, pelo livro-reportagem Comando Vermelho - A História Secreta do Crime Organizado e, em 2011, pelo livro Assalto ao Poder. É autor de CV_PCC - A Irmandade do Crime. Criou a série 9 mm: São Paulo, da Fox. Atualmente, dedica-se a projetos de cinema.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.