Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Amor proibido

Em Família terá beijo lésbico no final, revela Manoel Carlos a atrizes

Reprodução/TV Globo

Giovanna Antonelli e Tainá Müller em cena de Em Família em que personagens brincam na piscina - Reprodução/TV Globo

Giovanna Antonelli e Tainá Müller em cena de Em Família em que personagens brincam na piscina

DANIEL CASTRO

Publicado em 8/6/2014 - 6h18

O primeiro beijo entre duas mulheres em uma novela da Globo já tem data para acontecer. Será entre 13 e 14 de julho, na última semana de Em Família. Na semana passada, Manoel Carlos revelou às atrizes Giovanna Antonelli e Tainá Müller, intérpretes de Clara e Marina, que recebeu aval da cúpula da Globo para escrever uma cena de beijo entre elas.

Apesar da repercussão positiva de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), de Amor à Vida, no primeiro beijo gay das telenovelas, a cúpula da Globo ficou temerosa em repetir a dose na atual novela das nove. Isso porque as primeiras pesquisas com telespectadores de Em Família mostraram um público dividido: uma parte torcia para o casal "Clarina", como Clara e Marina vêm sendo chamadas nas redes sociais. Outra parte, mais expressiva, era contra.

A rejeição tinha uma explicação que extrapolava o preconceito. Torcer para Clara e Marina significava torcer pela destruição de um casal de comercial de margarina. Àquela altura, a personagem de Antonelli era casada com Cadu (Reynaldo Gianecchini), que estava doente. Cadu passou por um transplante de coração e agora está salvo. Mas novas sondagens da Globo mostraram que a maioria do público não quer ver duas mulheres se beijando como os héteros de novela fazem.

A solução encontrada pelo autor Manoel Carlos foi promover uma passagem de tempo e mostrar Clara já separada de Cadu e namorando Marina. Nesta semana, elas vão surgir como um casal, mas o público não verá o primeiro beijo.

O autor da novela vai passar os próximos capítulos explorando a dificuldade de uma mulher em "sair do armário" e se assumir. Clara vai temer a reação do filho, Ivan (Victor Figueiredo), e mais do que isso, a reação dos amigos do garoto.

Numa cena prevista para a terceira semana de junho, Clara e Marina estarão saindo de um cinema quando uma mãe de um amigo de Ivan as encontrará. Elas estarão de mãos dadas. Ao ver a mãe, Clara imediatamente soltará as mãos da namorada.

"Por que você soltou minha mão quando sua amiga apareceu?", perguntará Marina após a mãe ir embora. "Foi espontâneo, fiz sem pensar", responderá Clara. Marina perguntará se Clara tem vergonha da relação delas. "É que é novo pra mim andar de mão dadas por aí com você. E é cansativo ter que explicar minha vida inteira pra uma pessoa que eu nem tenho tanta intimidade", justificará.

A demora no desenvolvimento do namoro entre Clara e Marina gerou muita reclamação dos fãs do casal. Há duas semanas, quando a novela completou cem capítulos, telespectadores foram às redes sociais afirmar que estavam sendo enrolados. Depois, a revelação de que a novela mostrará Clara e Marina juntas, mas sem beijos e carinhos explícitos, também foi muito criticada. Grupos de militância gay afirmaram que a novela é um retrocesso.

Com Clara e Marina, a Globo caiu em uma cilada que ela própria armou. O casal sofre rejeição da maioria conservadora, mas tem uma rumorosa torcida na internet, que todos os dias leva a trama para os trending topics do Twitter. Diferentemente de Torre de Babel (1998), as lésbicas não vão morrer. Terão um final feliz, como Niko e Félix. Mas só se beijarão na última semana. Até lá, carícias só se for o roçar de pernas debaixo da mesa de um restaurante ou no escurinho do cinema.

LEIA TAMBÉM:

Para lésbicas, namoro velado entre Clara e Marina é fetiche e retrocesso

Em Família: Clara se separa de Cadu e assume Marina, mas sem beijo

Em Família: Clara e Marina dormem juntas pela primeira vez

Maquiador defende Scaranzi: Sempre me tratou com carinho

Gafe no Jornal Nacional expõe 'luta por sobrevivência', diz especialista

Em 1965, apresentador da Globo teve enfarte e morreu ao vivo


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.