OSMAR
BEATRIZ DAMY/TV GLOBO
Milhem Cortaz interpreta Osmar em Volta por Cima, novela que vai substituir Família É Tudo
Aos 51 anos, Milhem Cortaz vai interpretar o vilão de Volta por Cima, a próxima novela das sete da Globo. O ator conta que escreveu à autora Claudia Souto para pedir um papel, mesmo sabendo que poderia ser ignorado ou rejeitado. Ele mandou a mensagem na cara e na coragem, sem imaginar que a novelista estava escrevendo o papel de Osmar justamente pensando nele.
"Eu nunca fiz uma novela das sete, e acho que ninguém nunca ia me convidar para fazer uma novela das sete, porque eu só faço personagem denso. Falei: 'Quer saber? Vou escrever para a Claudia'. E comecei com uma coisa que minha mãe disse há muito tempo e que abre as portas para mim: 'O vencedor do século 21 é aquele que tem humildade de saber pedir'", conta o ator.
A trama estreia no dia 30 deste mês, no lugar de Família É Tudo, e traz um malvado bem real. Claudia fala que é o personagem mais complexo que já criou, porque ela colocou características de várias figuras nele.
A autora pensou em convidar Cortaz depois de vê-lo atuando na primeira temporada de Os Outros, mas recebeu a mensagem do ator antes do processo de escalação para a trama ser iniciado pelo diretor artístico, André Câmara.
No começo da saga, Osmar é um homem folgado, que não nasceu para o trabalho e se faz de coitado para que a irmã, Doralice (Tereza Seiblitz), e o cunhado, Lindomar (MV Bill), o acolham. Ele quer uma vida que não pode ter, mas diz que um dia terá tudo o que sempre sonhou.
"Eu acho que o Osmar vai ser amado e odiado. Ele é um grande vilão, tem uma profundidade, voa no melodrama. É um cara cheio de nuances. O Osmar, na verdade, apropria-se de uma coisa do cunhado. Isso muda a vida dele para o lado que ele sempre esperou, que é o lado de prosperar, mas muda também a vida dele no sentido das emoções. E o Osmar é um cara que é levado pelo coração", adianta o intérprete.
Cortaz define o malandro do subúrbio carioca como um "típico brasileiro". "Todo mundo tem um amigo como Osmar, que é um cara bom de coração, astral, mas que não dá certo em nada do que faz. Então, ele está sempre arrumando um jeito de vencer na vida e de chamar atenção. A gente tem pessoas próximas, a gente é um pouco Osmar. Eu me sinto um pouco Osmar", declara o artista.
Ele afirma que a complexidade nas diferentes camadas do personagem o faz se perder a cada novo capítulo que lê da novela.
"Porque eu estou indo por um caminho, e esse caminho muda para um outro lado. Então, eu estou superaberto a tudo isso. Eu agradeço realmente a Claudia por pensar num personagem tão complexo. É um vilão muito difícil de se adestrar, porque ele também é muito bom e apaixonante", conta o ator.
Cortaz coleciona vilões na carreira e sempre busca caminhos para humanizá-los. Ele avisa que, no caso do Osmar, não precisa fomentar muita coisa porque é um homem divertido, que acerta muitas vezes. "Eu acho que todo mundo vai se apaixonar por ele, porque ele é muito próximo do humano mesmo. É o vilão mais humano que eu recebi na minha mão", completa.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 17/1 a 1º/2
Sexta, 17/1 (Capítulo 95)
Cacá garante que não ordenou o ataque a Jão, e ameaça Madalena. Ana Lúcia passa mal ao saber a verdade sobre a filha. Jô aconselha Cacá a esquecer Jão. Chico percebe que está apaixonado por Cacá. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.