Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia amanhã

Verdades Secretas mostra podres da moda e desafia onda conservadora

Fotos: Reprodução/TV Globo

A estreante Camila Queiroz é Angel, protagonista de Verdades Secretas, nova novela das onze da Globo - Fotos: Reprodução/TV Globo

A estreante Camila Queiroz é Angel, protagonista de Verdades Secretas, nova novela das onze da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 7/6/2015 - 7h34

Verdades Secretas mostra a partir desta segunda-feira (8) o lado podre do universo da moda e desafia a patrulha conservadora da TV com uma trama amoral protagonizada por personagens sem escrúpulos. A prostituição de luxo e a ganância estão entre os temas da primeira novela das onze original da Globo. A história será contada a partir da desilusão de uma jovem que entra para o mundo da moda e se vê obrigada a transar por dinheiro para ajudar a família.

Atores carismáticos e conhecidos por papéis de mocinhos viram lobos maus no folhetim, como é o caso de Marieta Severo, Reynaldo Gianecchini e Rodrigo Lombardi. Beldades, como Grazi Massafera, também encaram sair do lugar comum: tiram a roupa e se despem em cena. Em um horário que permite ousadias, por volta das 23h, Verdades Secretas traz cenas de sexo e de uso de drogas.

Mesmo nesse horário, enfrentar a "patrulha conservadora da TV" representa um desafio, já que a principal novela da Globo, Babilônia, sofreu rejeição do público ao apresentar ingredientes muito semelhantes ao de Verdades Secretas: prostituição e ambição acima de tudo.

"Espero que a ala conservadora deixe o Brasil em paz. A gente já progrediu tanto e temos conquistas tão boas em tantos setores. Acho doloroso perdemos uma boa história com qualquer forma de censura. Tem uma coisa chave na TV que é o controle remoto. Não quer ver, desliga, muda de canal", dispara Marieta Severo.

A veterana afirma que o conteúdo precisa seguir a adequação etária permitida para cada horário, mas recrimina o moralismo. "Se sua filha de cinco anos te pergunta algo que viu na TV, você tem de responder a partir do que ela pode compreender. Agora, esse moralismo que paira por aí não é útil", revela a atriz, a vilã da história.

Cena de "pegação" entre três personagens em uma das festas da nova novela das onze 

Na pele de Fanny, Marieta vai aliciar jovens e belas modelos a se prostituírem. A personagem passa por cima de tudo para conseguir o que quer. O autor da trama, Walcyr Carrasco, avisa que sua megera é uma mulher sedutora. Ele também diz não temer a "censura", e tenta "vender" os temas pesados de sua novela como um alerta para toda a família.

"Esse mundo do alto consumo de luxo e o que há por trás disso acontece [na vida real]. Quando escrevi sobre o book rosa [catálogo de modelos que se prostituem], pensei que o povo merece conhecer a verdade. Que bom que eu posso fazer isso por meio da ficção. A Fanny, por exemplo, a nossa vilã, é a pessoa mais simpática do mundo porque traficante ou cafetão não usam uniforme. Vamos mostrar verdades secretas, é isso", diz o novelista. 

Fama e poder

O folhetim vai mostrar ao longo dos seus 70 capítulos, exibidos nas noites de segundas, terças, quintas e sextas, que tudo tem um preço no mundo da moda. Por trás da fama e do glamour, Arlete (Camila Queiroz) vai descobrir armadilhas perigosas na pele de uma "new face", como são chamadas as modelos em início de carreira. Ela ganhará um novo nome, Angel, assim que passar a ser empresariada pela agência de Fanny. 

Sua beleza vai despertar um instinto primata em Alex (Rodrigo Lombardi). Assim que ele vê a garota pela primeira vez, a imagina em sua cama. Ele é um dos homens mais ricos da indústria têxtil e não sabe ouvir um não.

"Ele não sente culpa. O que você é capaz de fazer para conquistar o poder? Quando a gente fala disso, não queremos traçar um desenho de que a vida pode ser assim. Vamos só mostrar o pouco da vida de algumas pessoas. Existem muitos homens como o Alex por aí. Tirem suas próprias conclusões", comenta Lombardi, que perdeu 14 quilos para fazer o personagem, sedutor e sem caráter. 

Angel passa a ser o objeto do desejo do empresário, que mesmo namorando a ex-modelo Samia (Alessandra Ambrósio) gosta de se relacionar com mulheres mais jovens e lindas, pagando para ir para a cama com elas. A novata logo vai se desiludir com a carreira e com a relação com o todo-poderoso. Como não aceita "perder", Alex vai conquistar Carolina (Drica Moraes), mãe de Angel, e se casar com ela. Sem saber, a dona de casa passará a fazer parte de um triângulo amoroso.

Inocentes

Mãe e filha são as pessoas mais inocentes de Verdades Secretas. Carolina se casou cedo e descobre no primeiro capítulo que é enganada pelo marido, Rogério (Tarcísio Filho). Ele mantém outra família em uma cidade vizinha do interior de São Paulo. Com o fim do casamento, ela e Arlete se mudam para capital paulista. A adolescente vê aí a possibilidade de realizar o sonho de se tornar top model, enquanto Carolina nem imagina que vai se deparar com muitas dificuldades financeiras com a mudança.

Drica Moraes, Laryssa Dias e Tarcísio Filho: Carolina descobre a outra família do marido

"Estamos criando uma relação de mãe e filha. Quer melhor maneira do que começar na TV do que com uma mãe como a Drica Moraes?", indaga a estreante Camila Queiroz. A novata revela que vai demorar um pouco para sua personagem sentir culpa, pois no começo Angel estará muito deslumbrada com o mundo da moda. "Ela sempre sonhou com aquilo. Primeiro, ela vai se realizar com tudo o que viverá. Angel sentirá amor e tesão pelo Alex, a princípio."

A atriz, que era modelo, diz achar muito importante fazer um alerta para os pais sobre o lado podre do mundo da moda. "As pessoas fingem que não veem. Existe um lado ruim em tudo. Eu não passei por isso, mas ouvi muitas histórias", diz Camila. Ela foi escolhida para viver a ninfeta que protagoniza Verdades Secretas em novembro do ano passado e, desde então, vem se preparando exclusivamente para sua estreia na TV.   

Drogas

Verdades Secretas também vai colocar em discussão o uso de drogas. Walcyr Carrasco promete fazer isso da forma mais realista possível. Diferentes substânicas quimicas serão ingeridas pelos personagens em festas bem liberais, em que personagens "se jogam" em prazeres momentâneos, tendo relações sexuais com diferentes parceiros e, às vezes, mais de um ao mesmo tempo. 

"Eu, pessoalmente, não uso drogas, embora conheça pessoas que usem, desde minha adolescência. Isso me permite ter uma visão ampla a respeito. Quero mostrar a armadilha da droga, que parece fascinante em um primeiro momento, mas que, no final das contas, destrói vidas", conta Carrasco.

A atriz Grazi Massafera em cena que aparece nua, transando com o ator Felipe de Carolis

A personagem símbola da conexão moda-drogas será a de Grazi Massafera, Larissa, uma modelo que está meio velha para as passarelas e que se prostitui. Ela irá usar crack e perder totalmente o controle. Com isso, a loira vai ter de se despir de qualquer vaidade. A personagem tem cenas pesadas. Grazi afirma que ainda não começou a gravar a fase decadente de Larissa.

"Estou conhecendo outras facetas. É importante estar segura para poder fazer isso. De tudo o que já li nos roteiros, sei que vai ser importante eu estar disponível. Eu estou aberta para acertar e até para errar. O que posso dizer sobre cenas de sexo é que não são coisas comuns, mas, para nós atores, é uma coreografia", conta Grazi, tentando desmistificar suas primeiras cenas de nudez na TV. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.