Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA SEGUNDA

Vai na Fé 2? Volta por Cima usa fórmula que dá certo: 'Histórias do povo'

BEATRIZ DAMY/TV GLOBO

Bia Santana, Tereza Seiblitz, MV Bill e Jéssica Ellen posam caracterizados como seus respectivos personagens de Volta por Cima

Bia Santana, Tereza Seiblitz, MV Bill e Jéssica Ellen formam família principal de Volta por Cima

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 29/9/2024 - 18h00

Volta por Cima é uma novela despretensiosa, que traz muita comédia e é calcada na realidade. Com elenco diverso, a trama tem os mesmos ingredientes de um sucesso recente na faixa das sete da Globo, Vai na Fé (2023), já que se passa no subúrbio carioca e tem uma mocinha negra aguerrida, disposta a vencer na vida. Assim como Sol (Sheron Menezzes), Madá (Jéssica Ellen) deseja sobretudo manter sua família unida após a morte de um ente querido.

Personagens carismáticos recheiam o folhetim, que também terá um núcleo musical, uma roda de samba. A fórmula usada por Rosane Svartman no ano passado se repete, de certa maneira. "São histórias do povo. Histórias de pessoas que a gente poderia cruzar dentro de um ônibus, no metrô, nas ruas, nos subúrbios da nossa cidade", diz o diretor artístico, André Câmara.

O principal ponto em comum entre as histórias de Vai na Fé e Volta por Cima também estava presente em Família É Tudo: as relações familiares. A partir daí, a autora Claudia Souto vai mostrar ao público que a vida é cheia de surpresas e de desafios.

Madá, a mãe Doralice (Tereza Seiblitz) e sua irmã caçula, Tati (Bia Santana), vão ver suas vidas virarem do avesso com a morte de Lindomar (MV Bill) logo nos primeiros capítulos.

"Eu estou trazendo uma história que é muito possível de acontecer. Você vai ver ao longo da novela, e também já no start [início], acontecimentos muito impactantes, mas que são totalmente possíveis de estarem no teu caminho no dia a dia", afirma Claudia Souto.

Para Câmara, o desafio é contar a história de forma leve, divertida e colorida. "A gente foi buscar essa inspiração estética no próprio subúrbio, ou seja, ela vem das pessoas. A opção de contextualizar a trama no subúrbio carioca se interliga com os subúrbios de todo o Brasil. Tem mais ou menos a mesma linguagem, então, a gente está falando com todo mundo", explica o diretor.

Retrato da realidade

Ele e a autora declaram que a novela aborda acima de tudo os sonhos das pessoas, os propósito, a vontade de dar a volta por cima. A escolha de um elenco diverso, com protagonistas negros, é pensada para refletir a realidade do país.  

"A imagem cria o imaginário, e acredito que fazer essa novela assim é dar mais um passo na construção de um imaginário mais brasileiro e democrático, em harmonia com os números do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], por exemplo", comenta Câmara, que continua:

À medida que a gente coloca histórias de pessoas do povo, a gente traz essas histórias para o primeiro plano. O cenário principal é uma empresa de ônibus, e o protagonismo estará nas pessoas que fazem a roda girar, literalmente, são as vidas dos motoristas, dos fiscais, dos despachantes, da filha do motorista, com suas subjetividades, desejos, amores e conflitos.

Conheça a história de Volta por Cima

Volta por Cima conta a história de Madalena (Jéssica Ellen), a Madá,
uma jovem batalhadora que teve que adiar seus sonhos pessoais para ajudar a sustentar a família. Apesar das dificuldades, ela não esmorece diante das lutas diárias e vislumbra no empreendedorismo um futuro mais próspero. 

A novela também traz a trajetória de Jorge, conhecido como Jão (Fabrício Boliveira), em primeiro plano. Ele começou a trabalhar como cobrador de ônibus e se esforçou para concluir a faculdade de Administração.

Madá e Jão vão se aproximar em função de uma fatalidade que mudará para sempre a vida da família dela. Seu pai, o motorista de ônibus Lindomar, estará prestes a se aposentar quando sofrerá, no último dia de trabalho, um acidente. Ele morrerá sem que a família saiba que ele estava prestes a receber um prêmio milionário.

A história ganha outros contornos quando Osmar (Milhem Cortaz), o tio folgado de Madá, descobre o bilhete premiado e faz de tudo para abocanhar o dinheiro a fim de se safar de uma dívida de vida ou morte feita com o maior bicheiro da zona norte do Rio de Janeiro. 

Volta por Cima estreia nesta segunda (30), no lugar de Família É Tudo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 21 a 30/11

Quinta, 21/11 (Capítulo 46)
Cida tenta acalmar Madalena, que se desespera com seu prejuízo. Osmar lamenta sua atitude com a sobrinha. Cacá enfrenta Roxelle. Tereza mente para Doralice. Violeta avisa a Cacá e Jô que Gerson Barros pode querer enfrentá-los. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.