BASTIDORES
FABIO ROCHA/TV GLOBO
A autora Claudia Souto é responsável pela próxima novela das sete da Globo, Volta por Cima
Na novela Volta por Cima, a autora Claudia Souto optou por protagonistas negros e um elenco bem diverso, que conta com atores do Nordeste, do Sul e do Norte, e também de ascendência amarela. Esse é um desejo que ela carrega há muitos anos e que tem sido comemorado nos bastidores, principalmente por mudar os estereótipos do gênero: tem família preta rica e ex-milionários brancos na pindaíba.
Isso fez a novelista se lembrar de um episódio que aconteceu em sua última novela, Cara e Coragem (2022), e que fez a atriz Claudia Di Moura chorar de emoção. "A gente batalhou pelos nossos pretos milionários. Quando a Claudia Di Moura desceu do jatinho que era dela, ela parou o set porque ela chorou e falou: 'Eu não estou descendo desse jato sozinha'", orgulha-se a autora.
Claudia Souto afirma que a falta de representatividade na TV sempre a incomodou como telespectadora. Ela assistia a algumas novelas e se perguntava se a trama era situada na Suíça. "Porque eu descia na rua, e o nosso Brasil era outro", diz.
A roteirista está feliz com o atual momento da teledramaturgia, porque a sua geração de autores e de diretores será lembrada por essa mudança. "Uma turma que abriu, abriu não, escancarou a porta da realidade do país na TV."
Claudia está há 30 anos na Globo, era roteirista da linha de shows e comenta que foi difícil passar para a área de novelas porque é um cargo de confiança. Lá atrás, em 2005, ela já via a necessidade da diversidade na tela.
Ela conta que sua primeira sinopse apresentada à chefia de Dramaturgia da emissora era a de uma novela que se chamava Flor da China, que tinha uma protagonista chinesa.
"Então, em 2024, eu poder ter o maior número de pessoas de ascendência asiática numa novela, e isso ser aprovado, é muito importante para mim. É como voltar ao ciclo e fechá-lo. Agora, vamos caminhar juntos. Uma caminhada que eu queria já lá atrás", revela Claudia.
Em Volta por Cima, ela não tem um núcleo amarelo, mas a trama conta com três atores, Chao Chen, Allan Jeon e Jacqueline Sato. O protagonismo negro fica por conta de Jéssica Ellen e Fabrício Boliveira, que vivem Madalena e Jão.
Já a família de negros ricos é a de Edson Bacelar (Ailton Graça) e Rosana (Viviane Araujo). Ele é dono de uma empresa de ônibus, a Viação Formosa, mas mantém os hábitos simples que tinha antes de ficar rico.
Enquanto isso, os ex-milionários Góis de Macedo vivem de aparências. A tradicional família rica carioca formada por Belisa (Betty Faria), Joyce (Drica Moraes) e Gigi (Rodrigo Fagundes) está cheia de dívidas.
Volta por Cima vai substituir Família É Tudo a partir do próximo dia 30.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 17/1 a 1º/2
Sexta, 17/1 (Capítulo 95)
Cacá garante que não ordenou o ataque a Jão, e ameaça Madalena. Ana Lúcia passa mal ao saber a verdade sobre a filha. Jô aconselha Cacá a esquecer Jão. Chico percebe que está apaixonado por Cacá. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.